Nessa época do ano é muito comum ficar exposto ao sol com mais frequência, especialmente durante as férias e festas de fim de ano. Mas é necessário tomar os devidos cuidados para que sua pele não seja prejudicada pelos raios solares. Portanto, leia este post com atenção e veja como cuidar da pele queimada de sol.
Ficar exposto ao sol de forma moderada induz algumas células do corpo a produzir melanina de forma progressiva, essa é uma ação do corpo que funciona como um filtro, possuindo como objetivo principal o bloqueio da radiação, deixando o corpo bronzeado.
No entanto, se a exposição ao sol for exagerada, a pele pode sofrer algumas lesões. Geralmente, as pessoas costumam apresentar vermelhidão, pois os vasos ficam dilatados frente à reação inflamatória que as células de defesa promovem. Isso pode gerar ardor e até mesmo microbolhas.
Como cuidar da pele queimada de sol?
Em primeiro lugar, é preciso entender que é possível evitar que sua pele se queime devido à exposição solar. Os raios responsáveis por provocar as queimaduras costumam surgir no verão especialmente entre 10h da manhã e 15h.
Em contrapartida, os raios UVA, estão presentes durante todo o ano e penetram a pele de forma mais profunda, causando o envelhecimento precoce. Sendo assim, é fundamental que você utilize sempre o protetor solar.
Mantenha seu corpo hidratado
Beber água é fundamental para evitar que sua pele se queime durante o verão. Geralmente, a queimadura ocorre devido à desidratação que a exposição solar prolongada provoca. Sendo assim, é fundamental repor a perda de líquidos por meio da ingestão de uma grande quantidade de água. Além disso, tomar bastante água faz com que a temperatura corporal reduza.
Utilize compressas geladas
Se você se queimou devido à exposição solar e a sua pele está apresentando ardência, isso pode melhorar por meio da aplicação de compressas geladas. Então, basta molhar algumas gazes ou toalhas em água fria ou soro fisiológico e aplicar na região acometida por aproximadamente quinze minutos.
Tome banho com cuidado
Tomar banho em água fria pode te ajudar a aliviar os sintomas, porém, é necessário tomar banho com muita cautela. Evite utilizar esponjas e sabonetes na área afetada, pois isso pode deixar a sua pele mais ressecada.
Hidrate a sua pele
Outra forma de aliviar o desconforto é a utilização de algumas loções pós-sol, essas loções podem ser compostas por aloe vera ou camomila, pois esses compostos realizam uma ação calmante. Além disso, você pode também borrifar água termal para a reconstituição da pele.
Não se esqueça de hidratar a sua pele durante o dia, isso é fundamental para que a camada de proteção da sua pele se recupere. Então, hidrate a sua pele especialmente após o banho.
Tome um analgésico
Caso a queimadura esteja dolorida você pode fazer uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para promover o alívio da dor. O paracetamol ou a aspirina podem ser utilizados, se você não tiver nenhum problema com esses medicamentos.