Hoje separamos todas as principais informações, para que você veja como consultar PIS/PASEP pelo app da carteira de trabalho. No Brasil, o PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são dois importantes benefícios trabalhistas. Seu principal objetivo é ajudar os trabalhadores a ter acesso a serviços sociais e financeiros.
No entanto, para consultar o saldo desses benefícios, é possível usar o aplicativo da carteira de trabalho, de forma simples e rápida. Neste texto, veremos como utilizar esse recurso. Então não deixe de ler até a última linha, e saiba mais!
O que é o PIS/PASEP?
O PIS e o PASEP são contribuições sociais que foram criadas para ajudar a financiar o seguro-desemprego e o abono salarial, entre outros benefícios oferecidos pelos Governos Federal e estaduais. O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o PASEP é voltado para os servidores públicos.
Como consultar PIS/PASEP pelo app da carteira de trabalho?
O app da carteira de trabalho facilita muito a consulta do saldo do PIS/PASEP. O primeiro passo é baixar o aplicativo na loja de aplicativos do seu celular e fazer o cadastro, seguindo as instruções da tela. Sendo assim, quando você estiver logado, vá na seção “Meus Benefícios” e escolha “Consulta PIS/PASEP”.
Feito isso, basta inserir o número do seu CPF e a data de nascimento. Dessa forma, o app mostrará o saldo que está disponível para saque, além do calendário oficial de pagamentos do abono salarial.
Como sacar o PIS/PASEP?
Se você tiver direito ao abono salarial, é possível sacá-lo em casas lotéricas, nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, dependendo se você é um trabalhador da iniciativa privada ou um servidor público, respectivamente.
No entanto, é importante lembrar que há um prazo para realizar o saque e, e se não o fizer dentro desse período, o dinheiro voltará ao fundo do PIS/PASEP.
Além disso, é possível realizar o saque do PIS/PASEP caso você tenha alguma das condições previstas em lei, como aposentadoria, invalidez, morte ou outras. Nesses casos, é preciso entrar em contato com a Caixa ou com o Banco do Brasil, para saber quais são os procedimentos para realizar o saque.
Como atualizar os dados do trabalhador?
É muito importante manter seus dados atuais para que você possa receber corretamente os seus benefícios trabalhistas. Para isso, o aplicativo da carteira de trabalho permite a atualização do seu cadastro, incluindo o número do seu telefone e seu endereço.
Sendo assim, para atualizar seus dados, basta fazer login no app e ir para a seção “Meu Perfil”. Nesta aba, você poderá fazer todas as alterações necessárias e confirmar se elas foram salvas corretamente. Assim, você garante que todos os seus dados estarão em dia, e não terá impedimento de receber o abono, que é um direito de todos os trabalhadores brasileiros.
Não perca tempo! Baixe o app da carteira de trabalho em seu celular, faça seu cadastro e aproveite todas as facilidades que ele oferece!