A Receita Federal vai depositar cinco lotes de restituição do Imposto de Renda em 2023. Sendo assim, o primeiro pagamento será feito em 31 de maio, que também é o último dia para enviar a declaração.
A partir das 10h00 desta quarta-feira (24), os contribuintes podem verificar se foram incluídos no primeiro lote. Se não estiverem, terão que esperar pelos próximos pagamentos.
Abaixo, confira como verificar a restituição do Imposto de Renda.
Pagamento da restituição do Imposto de Renda
A restituição do Imposto de Renda será paga no último dia útil de cada mês, de maio a setembro.
Dessa forma, os contribuintes podem consultar se foram contemplados uma semana antes da data de transferência, através do site da Receita Federal ou do aplicativo Meu Imposto de Renda. Neste primeiro pagamento, mais de 4 milhões de pessoas serão contempladas.
Ademais, essa será a maior quantia já depositada até agora, totalizando R$ 7,5 bilhões distribuídos para aqueles que têm direito à restituição.
Veja também: ALERTA GERAL para quem ainda não enviou a declaração do Imposto de Renda 2023
Quem recebe esta restituição?
Vale lembrar que a restituição é paga às pessoas que tiveram gastos dedutíveis durante o ano de 2022 e conseguiram descontos no valor total dos impostos. Os descontos são concedidos através do pagamento da restituição, como se a Receita Federal estivesse devolvendo dinheiro aos contribuintes.
Além disso, após enviar a declaração, os contribuintes receberão uma mensagem informando se devem pagar algum valor adicional ou se têm direito à restituição.
Dessa forma, se tiverem direito à restituição do Imposto de Renda, é só aguardar que o valor será depositado em um dos cinco lotes.
Veja também: Prazo do Imposto de Renda termina na PRÓXIMA SEMANA; veja como baixar o programa
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Segundo a Receita Federal, 95% dos beneficiados no primeiro pagamento da restituição do IR fazem parte do grupo prioritário, que inclui idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves, e aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério.
Sendo assim, além dos grupos prioritários, nos primeiros lotes também serão incluídos aqueles que enviaram a declaração até o dia 10 de maio, optaram pela versão pré-preenchida ou escolheram a transferência via Pix.
Assim, para verificar se estão elegíveis de acordo com essas regras, basta fazer a consulta. Siga os passos abaixo:
- Primeiramente, entre no site da Receita Federal;
- Em seguida, clique em “Imposto de Renda”;
- Escolha “Consultar restituição” e clique em “Iniciar”;
- Informe o seu CPF, data de nascimento e ano de envio da declaração;
- Preencha o código de segurança fornecido;
- Por fim, está pronto! Você pode ver as informações que deseja.
Veja também: Quais são os bens obrigatórios a declarar no Imposto de Renda? Confira