Agora existem mais formas de solicitar empréstimos garantidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As mudanças anunciadas pela Previdência Social incluem a incorporação da tecnologia de biometria social com a liberação de recursos consignados. Por isso que hoje, iremos informar como conseguir consignado INSS em 2023.
Quais serão as novas diretrizes para o crédito consignado do INSS?
Na verdade, se utilizará apenas a biometria para documentar formalmente o desconto do INSS do expedidor. Esta assinatura servirá, então, como consentimento do segurado. De qualquer forma, o aposentado ou pensionista deverá apresentar documento de identidade com foto junto com o CPF para receber o benefício.
Quem solicitar empréstimo pessoalmente em banco ou instituição financeira, ou pelos canais eletrônicos da instituição, precisará do processo de verificação biométrica com a nova regulamentação. Mas não há permissão de contratos por telefone.
Qual é o limite da linha de crédito do INSS?
As regras do INSS são bastante específicas. Pois a renda mensal máxima que pode ser empenhada para garantir o pagamento da parcela do empréstimo é de 45%, conhecida como margem consignável.
Aplica-se, assim, esse percentual ao restante dos pagamentos do segurado após a subtração de qualquer imposto de renda aplicável e deduções previdenciárias, e pode ser alocado da seguinte forma:
- 35% para operações de empréstimo consignado pessoal;
- 5% para transações de cartão de crédito consignado; e
- 5% para transações com cartão de débito consignado.
O prazo de pagamento do empréstimo não deve ultrapassar 84 meses, e o dinheiro emprestado da instituição financeira deve ser depositado na conta da qual o mutuário recebe o benefício mensal, seja conta corrente ou caderneta de poupança.
Se você não possui conta em banco e recebe seus benefícios do INSS apenas por meio de cartão magnético, você pode sacar seu dinheiro do empréstimo através uma ordem de pagamento para o banco que detém o seu benefício.
Além disso, o investimento deve ser feito na mesma jurisdição onde o benefício é pago. Os juros mensais máximos em uma linha de crédito com taxa de desconto tradicionalmente atribuída são de 2,14%. No caso do cartão, é de até 3,06% ao mês.
O que é exatamente a biometria facial?
A principal motivação para o desenvolvimento da biometria facial foi a necessidade de reduzir ou eliminar os problemas de segurança global.
Em essência, a análise facial biométrica funciona da seguinte forma: primeiro captura-se uma imagem facial com uma câmera especial. Em seguida, compara-se essa foto a uma foto de exemplo, que tira-se geralmente durante o procedimento de alistamento.
Muitas características faciais, como proporções e geometria, textura da pele e características tridimensionais, são avaliadas durante essa comparação.
O sistema escaneia o rosto e, assim como no modelo antigo, o computador localiza os pontos médios do rosto. São eles:
- Distância dos olhos;
- Abertura de boca;
- Tamanho, forma e comprimento do nariz;
- Formato e tamanho da cabeça;
- Cicatrizes e outras manchas.
Acredita-se, portanto, que com a biometria facial, haverá maior segurança na obtenção de empréstimos consignados, por segurados e aposentados do INSS. Então, obtenha seu empréstimo consignado de instituições financeiras confiáveis e evite problemas maiores de segurança da informação.