Se sua família recebe o benefício Auxílio Brasil, mas ainda não fez os exames necessários para continuar recebendo, é preciso comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Por isso que hoje, nós vamos indicar como atualizar seus dados de saúde para o Auxílio Brasil.
As mulheres (dos 14 aos 44 anos) e as crianças (dos 0 aos 7 anos) são os principais alvos dessa ação. Dessa forma, todas as famílias que incluem esses indivíduos devem estar atentas às atualizações necessárias de suas informações demográficas antes do final do período do relatório.
Como o programa Auxilio Brasil impacta a saúde?
Muitos acreditam que o programa Auxílio Brasil nada mais é do que um meio de transferência de renda do governo para a população. E vai muito além disso também. O programa foi instituído pela Lei 14.284, de 29 de dezembro de 2021, que determinou a criação de um programa social de transferência de renda direta e indireta.
No entanto, há requisitos que devem ser cumpridos antes que o Ministério da Cidadania libere recursos para pagamento. O objetivo do governo com o Auxílio Brasil é proporcionar aos brasileiros vulneráveis acesso a programas de assistência social.
As determinações do Auxílio Brasil, incentivam as famílias beneficiárias a exercerem seu direito de participação nas políticas públicas. Referindo-se, por exemplo, à saúde e à escolaridade. No que diz respeito às necessidades de saúde, o governo determina que as famílias realizem vacinação e acompanhamento nutricional de crianças menores de sete anos, além de acompanhamento pré-natal para gestantes.
Ou seja, é obrigatório que essa população receba ajuda das equipes de saúde da família, unidades básicas de saúde e agentes comunitários de saúde. Dessa forma, os pagamentos do Auxílio Brasil são suspensos caso as famílias se recusem a cumprir as condicionalidades de saúde. Uma forma semelhante de monitoramento de saúde é feita em crianças e adolescentes em idade escolar.
Quais membros familiares que requerem informações de saúde atuais?
Como foi dito anteriormente, é necessário que os beneficiários do Auxílio Brasil de todo o Brasil, mantenham seus cadastros atualizados. Todas as mulheres de 14 a 44 anos e crianças de 0 a 7 anos que ainda não tiveram consulta médica, nos últimos 6 meses, devem fazê-lo até a próxima sexta-feira, 15 de dezembro. Se não aparecerem, correm o risco de não receber.
Esse exame, às vezes conhecido como “verificação de peso”, mede o índice de massa corporal de crianças e recém-nascidos. Além disso, há a medição de estatura, a atualização do calendário e a suplementação de vitamina A e ferro. Além disso, as mulheres estão pesadas e as gestantes estão começando a participar do pré-natal com apoio do governo.
Para ficar em dia com os dados de saúde, as mulheres e crianças devem comparecer a qualquer UBS, e realizar os exames necessários. É rápido, não dói, e precisa de acompanhamento da saúde. Bem como, para garantir o recebimento do Auxílio Brasil. Em caso de não comparecimento, é possível que a família tenha o benefício bloqueado. E se perdurar o bloqueio por mais de 30 dias, haverá o cancelamento do benefício.