Você sabe como amortizar imóvel com seu FGTS? Se não, você veio ao lugar certo! Pois hoje iremos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. A resolução que permite que os trabalhadores paguem até 6 parcelas do financiamento imobiliário utilizando o FGTS entrou em vigor, e essa pode ser a chance que muitos estavam esperando para se ver livre dessa dívida.
Se você faz parte dessa categoria e quer saber tudo sobre o assunto, não deixe de ler até o final e não perca nenhum detalhe!
Amortizar imóvel usando seu FGTS, saiba mais
A resolução nº1.057/2022, que permite que os trabalhadores possam pagar até 6 parcelas do financiamento imobiliário, que estejam em atraso, foi aprovada em dezembro do ano passado. Contudo, ela só entrou em vigor na última segunda-feira, dia 2 de janeiro, trazendo alívio para muitos brasileiros.
Mas é preciso se atentar às regras da Caixa para utilizar a quantia, já que é o banco que determina como o processo irá funcionar na prática.
Já posso usar meu FGTS para amortizar imóvel?
Segundo a Caixa Econômica Federal, o banco público, que rege o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou FGTS, embora essa resolução tenha entrado em vigor no começo de janeiro, ainda não é possível usar o saldo das contas para quitar as parcelas em atraso. Isso porque depois que a resolução entrou em vigor, no dia 2, a instituição ainda tem até 30 dias para regulamentar essa operação.
Na prática, essa medida significa que a Caixa precisará desse tempo para se adaptar e adequar seus sistemas para fazer o procedimento no futuro. Então, para aqueles que desejam amortizar imóvel usando seu FGTS terá de aguardar até que o banco divulgue as regras.
Inclusive, os outros bancos que também oferecem financiamentos imobiliários também dependem dessas atualizações da Caixa para poder usufruir dessas mudanças.
O que vai mudar no uso do FGTS no financiamento?
Embora a amortização de até 6 parcelas em atraso, para quitação de financiamentos imobiliários, quem se interessar por usar a novidade já pode começar a se preparar. Até porque, as expectativas são altas para que as normas da Caixa sejam saiam ainda este mês.
Até o final do ano passado, vigorou a medida com aprovação pelo Conselho em abril de 2022. Nessa medida, era possível usar o saldo do FGTS para abater até 12 parcelas que estiverem em atraso. Nessa nova resolução, aprovada em dezembro, o número de parcelas caiu pela metade.
Caso essa nova resolução, ou nenhuma outra, tivesse sido aprovada este ano, o número voltaria aos patamares iniciais, quando somente 3 parcelas poderiam ser quitadas como FGTS. Dessa forma, o que mudou na prática, foi a possibilidade de quitar mais de 3 parcelas usando o saldo do FGTS.
Fique de olho nas novidades da Caixa Econômica Federal, e saiba quando você poderá amortizar imóvel usando seu FGTS!