Se você está cansado, preocupado, ansioso ou estressado e tem notado que sua mandíbula está doendo e seus dentes estão ficando desgastados, você pode estar apresentando um típico quadro de bruxismo. Esse problema, que pode parecer inofensivo no início, traz grandes prejuízos à sua saúde. Por isso, veja como aliviar os sintomas de bruxismo.
Em primeiro lugar, é preciso entender do que esse problema se trata. Além disso, é válido salientar que diante de qualquer problema de saúde é fundamental procurar um profissional da área o quanto antes, a fim de que o problema seja resolvido com eficácia. No caso do bruxismo, é fundamental realizar uma consulta com um cirurgião-dentista.
O que é bruxismo?
Antes de entender como aliviar os sintomas de bruxismo é fundamental entender do que esse problema se trata. Então, o que é bruxismo? Bom, o bruxismo é um tipo de desordem funcional no qual o indivíduo range ou aperta os dentes de forma excessiva quando está dormindo.
A força excessiva que o indivíduo exerce sobre a mandíbula faz com que ela fique sobrecarregada, provocando dores de cabeça, dores na articulação têmporo-mandibular, problemas nos ossos, desgaste dos elementos dentários, mobilidade dentária e problemas gengivais.
Ainda não foi possível determinar a verdadeira causa do bruxismo, porém, grande parte dos casos está relacionada à ansiedade, tensão, estresse ou má oclusão dentária. Agora que você já sabe do que se trata o bruxismo, veja como aliviar os sintomas.
Como aliviar os sintomas de bruxismo?
Como mencionado anteriormente, o primeiro passo que você deve dar em caso de bruxismo é procurar ajuda de um profissional da área, ou seja, de um cirurgião-dentista. Geralmente, esse profissional realizará a confecção de placas interoclusais que você deverá utilizar quando for dormir.
O objetivo dessas placas, que podem ser feitas de silicone ou acrílico, é promover o relaxamento dos músculos envolvidos no processo de mastigação e reduzir o atrito provocado quando você aperta ou range os dentes.
Veja abaixo algumas práticas caseiras que você pode fazer para aliviar os sintomas de bruxismo:
Mastigar antes de dormir
Como a sua mandíbula entra em hiperatividade durante a noite, em casos de bruxismo, mastigar alimentos mais duros antes do sono pode ajudar. Para isso, você pode comer uma maçã ou uma cenoura antes de ir dormir.
Compressa quente
Outra forma de relaxar os músculos da mandíbula é aplicar uma compressa quente nos dois lados do rosto, antes de dormir. Assim, reduz a tensão entre os músculos.
Meditação
Como o bruxismo é causado devido ao estresse, tensão e ansiedade, realizar uma meditação antes de dormir pode ajudar a tratar esse problema. Então, tente relaxar por meio de exercícios de respiração, para que o corpo e a mente descansem e você tenha uma boa noite de sono.
Dieta
A alimentação está, portanto, diretamente relacionada à qualidade de vida e também pode interferir no seu sono. Uma dica para quem possui bruxismo é não ingerir alimentos que tenham alta concentração de cafeína antes de dormir, pois esse componente pode fazer com que o indivíduo fique ainda mais agitado.