Esperar a onda certa, ficar atento à direção do vento e conhecer bem o mar. Essas são algumas das tarefas iniciais de quem deseja ser um adepto do surfe. O esporte traz, além de um estilo de vida saudável, em contato direto com a natureza, momentos bem divertidos, prazerosos e extremamente benéficos, tanto para o corpo como para a mente.
Saiba mais sobre algumas características dessa prática e veja como ela pode gerar bem-estar e qualidade de vida no dia a dia.
Origem
A origem do surfe é bastante incerta, porém indícios remetem o seu início a algumas ilhas do Pacífico, especificamente as da Polinésia central. A prática teria sido derivada da necessidade de sobrevivência: como uma das técnicas de sobrevivência era a pesca, os nativos utilizavam-se de um barco bastante tradicional.
Surfe no Brasil
Os primeiros praticantes de surfe no Brasil surgiram na cidade de Santos na década de 30. A história começa em 1938 com a, provavelmente, primeira prancha brasileira, feita pelos paulistas Osmar Gonçalves – considerado por muitos o pai do surfe brasileiro-, João Roberto e Júlio Putz.
Benefícios do surfe
Os benefícios do surfe são numerosos. A princípio, promove a saúde e bem-estar, melhora o funcionamento cardiovascular e fortalece os músculos. Também, através da remada os músculos dos braços, ombros e costas são trabalhados proporcionando mais força.
Nesse sentido, melhora o condicionamento físico, há aumento da capacidade respiratória, ganho de força, velocidade e potência, contato com a natureza e, é claro, melhor qualidade de vida.
Além disso, os movimentos realizados durante uma sessão de surfe trabalham todos os músculos do corpo de uma só vez. Somando-se a isso, o surfe também ajuda no emagrecimento. Ou seja, em média, uma pessoa pode perder de 200 a 400 calorias com uma hora de prática.
Por fim, gosta dessa prática? Então deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos!