O saque do FGTS pode ser uma opção interessante para quem está precisando de dinheiro. No entanto, esse benefício possui algumas regras de saque, e, sendo assim, os trabalhadores somente podem fazer essa retirada em algumas situações específicas.
Desse modo, para que você saiba quais são as principais situações em que é possível sacar o FGTS, reunimos algumas das principais informações com relação a esse benefício para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Veja as principais situações em que é possível fazer saque do FGTS
Conforme todos já devem saber, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício de todos os trabalhadores brasileiros, com o objetivo de proteger o empregado em casos de demissão injusta. Além disso, esse benefício também é uma reserva financeira para momentos de dificuldade.
No entanto, existem algumas situações específicas em que é possível sacar o FGTS. Porém, nem todos os trabalhadores sabem quais são elas.
Sendo assim, confira abaixo as principais situações em que é possível realizar o saque do FGTS.
1. Demissão sem justa causa
Primeiramente, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito a sacar o valor total do FGTS acumulado durante o período em que trabalhou com registro na carteira.
Para isso, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com a carteira de trabalho e o termo de rescisão do contrato de trabalho.
2. Término de contrato de trabalho por prazo determinado
Ademais, quando um contrato de trabalho por prazo determinado chega ao fim, o trabalhador também tem direito a sacar o FGTS.
Dessa forma, nessa situação, o procedimento é semelhante ao da demissão sem justa causa, devendo-se comparecer a uma agência da Caixa com os documentos necessários.
3. Aposentadoria dá direito ao saque do FGTS
Além disso, ao se aposentar, o trabalhador pode sacar o FGTS.
Nesse caso, é necessário atender todos os requisitos para a aposentadoria e já obter o documento que o INSS emite ao aprovar o benefício.
4. Saque do FGTS por doenças graves
Em casos de doenças graves, como câncer, HIV e outras enfermidades, também é possível solicitar o saque do FGTS.
Dessa maneira, é necessário apresentar laudos médicos que comprovem a condição de saúde e sua gravidade.
5. Pagamento das prestações da casa própria
Os trabalhadores também podem usar o saldo do FGTS para o pagamento de prestações do financiamento da casa própria.
Assim sendo, essa possibilidade está disponível para trabalhadores que possuam contrato de financiamento habitacional no âmbito do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
6. Suspensão do trabalho em virtude de calamidade pública
Por fim, em situações de calamidade pública, como desastres naturais ou epidemias, o trabalhador pode ter as atividades laborais suspensas temporariamente.
Sendo assim, nessas circunstâncias, também é possível sacar o FGTS como forma de auxílio financeiro.
No entanto, vale ressaltar que, em todas as situações mencionadas acima, o trabalhador deve estar atento aos prazos e às documentações necessárias para realizar o saque do benefício.
Agora que você já sabe quais as principais situações em que é possível sacar o FGTS, fique de olho e faça valer os seus direitos!