Hoje nós vamos passar algumas informações para que você confira as principais regras para realizar o saque PIS/PASEP.
Com o calendário de pagamentos do Abono Salarial em andamento, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre o programa, quem tem direito e como sacar os valores.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Sendo assim, esperamos ajudar você a entender melhor o funcionamento do Abono Salarial do PIS/PASEP e como realizar o saque.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre o PIS/PASEP e o Abono Salarial, não deixe de ler até o final. Pois desta forma, você ficará por dentro de todas as informações sobre esse assunto.
O que é PIS/PASEP?
O PIS/PASEP é um programa do Governo criado em 1970 com o objetivo de integrar os trabalhadores no desenvolvimento das empresas.
Para isso, os empregadores precisam depositar todos os meses uma porcentagem dos ganhos em um fundo, que agora foi unificado com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Com a finalidade de ser usado em melhorias na área trabalhista e para o pagamento de benefícios para os trabalhadores, como o seguro desemprego e o Abono Salarial.
Com isso, os trabalhadores podem ser amparados financeiramente, caso sejam demitidos sem justa causa, ou por algum motivo, precisam se afastar do emprego, que configura o caso de acordo entre o empregado e o empregador.
Além disso, todos os anos esses trabalhadores ainda recebem um valor de Abono Salarial, de no máximo 1 salário mínimo, como forma de gratificação aos meses trabalhados no ano base, que é o ano anterior ao pagamento.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Todos os trabalhadores que exercem suas funções com registro na carteira têm direito ao PIS/PASEP, tanto de empresas privadas, como também os servidores públicos.
Quando o cidadão consegue o primeiro emprego com carteira assinada, o seu CPF é incluído no programa PIS/PASEP e a partir de 5 anos dessa inclusão, ele já tem direito ao Abono Salarial, desde que cumpra as regras para realizar o saque do benefício.
Para que você entenda melhor quais são essas regras, nós listamos as principais para te passar. Confira:
Quais as regras para realizar o saque PIS/PASEP 2023?
Para realizar o saque do PIS/PASEP, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:
- Estar inscrito no PIS/PASEP por no mínimo 5 anos;
- Ter trabalhado ao menos 30 dias com a carteira assinada em 2021;
- Ter uma renda mensal de até 2 salários mínimos;
Desde 2020 o calendário do Abono Salarial do PIS/PASEP está atrasado por 1 ano. De tal forma que, em 2023 está sendo pago o benefício de quem trabalhou em 2021.
Ademais, o calendário de pagamentos do Abono Salarial já está acontecendo, e os trabalhadores já podem receber o benefício. Lembre-se que este benefício é pago de acordo com o mês de aniversário dos cidadãos.
Agora que você já sabe as principais regras para realizar o saque do PIS/PASEP. Assim, basta você se informar no calendário de pagamento para saber quando o seu benefício estará disponível.