O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) revelou nesta quinta-feira (21) as datas previstas para o pagamento dos auxílios a caminhoneiros e taxistas. Embora essa seja uma previsão do governo federal, a pasta disse que ainda não há confirmação sobre as datas. Contudo, o governo vem trabalhando para disponibilizar os auxílios nas datas previstas.
A saber, a primeira parcela de R$ 1 mil para os caminhoneiros deverá ser paga no dia 9 de agosto. Por sua vez, os taxistas do país deverão ter acesso ao benefício uma semana depois, no dia 16. Seja como for, ainda não há confirmação oficial sobre as datas.
“As informações de cadastro dos caminhoneiros foram repassadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Ministério da Infraestrutura e já estão em processamento pela Dataprev para permitir o pagamento aos elegíveis”, explicou o MTP.
Leia também: Auxílio caminhoneiro tem ‘95% de chance’ de ser pago em agosto, diz ministro
Veja mais detalhes do auxílio a taxistas
A pasta mandou o ofício “às prefeituras de todo o Brasil solicitando o envio das informações referentes aos taxistas regularmente cadastrados junto aos municípios”. Assim, os prefeitos deverão enviar de volta ao ministério as informações solicitadas pelo governo federal a partir da próxima segunda-feira (25).
“Serão considerados os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará em vigor no dia 31 de maio de 2022”, disse MTP.
“O valor e o número de parcelas do benefício poderão ser ajustados de acordo com o número de beneficiários cadastrados, respeitando o limite global disponível para o pagamento do auxílio, previsto na Emenda”, explicou a pasta.
Além disso, o MTP informou que o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, “se reuniu com representantes da Frente Nacional dos Prefeitos nesta quinta-feira para tirar dúvidas e dar mais informações sobre o pagamento do benefício aos taxistas“.
Veja ainda: Pix se populariza no Brasil e número de usuários cresce 72% em um ano