O luto está atrelado ao sentimento de perda, contudo, nem sempre essa perda é de algo ou de alguém que morreu. Isso porque ele também aparece em mudanças na vida, como o afastamento de alguma pessoa, ou uma perda importante em qualquer área da vida. Por ser um assunto tão abrangente, e que faz parte da vida de todas as pessoas, é importante entender como funciona esse processo de angústia ao ter que superar uma perda. Por isso, continue lendo esta matéria para aprender quais são as 5 fases do luto.
Depressão: veja aqui o que é, quais são os seus sintomas e tratamento
Negação
A negação é a primeira das 5 fases do luto. Nela, a pessoa tenta manter a ideia de que a sua perda não aconteceu, ou de que ela pode ser desfeita. Como dito anteriormente, não necessariamente estamos falando em perda por morte, mas por um término de relacionamento, por exemplo. A negação é a fase em que a pessoa evita a ideia da perda e qualquer contato com ela.
Raiva
A raiva é outra das 5 fases do luto atravessadas por quem vivencia uma perda. Ela não é pontual, com relação a uma situação ou outra. É uma raiva intensa, tudo, de todos. Ela se manifesta através de revolta pela pessoa enlutada. Por isso, quando sente raiva, a pessoa não quer falar do assunto, e se sente incompreendida nos seus sentimentos, pelos que estão à sua volta.
Barganha
A fase da barganha é quando a pessoa enlutada tenta, realmente, ganhar alguma coisa das pessoas ou do mundo, com suas atitudes. Ela busca trocar alguma atitude dela por alguma coisa boa da vida.
Por exemplo, ela promete nunca mais agir dessa ou daquela forma, para evitar que algo tão brutal, como essa perda, aconteça novamente. Nessa fase ela pode tentar negociar com entidades nas quais ela tenha fé, como Deus, por exemplo. É nessa fase, também, que a pessoa busca fazer mudanças na vida, para evitar que coisas ruins aconteçam com ela.
Psicologia positiva e como você pode aplicá-la na sua vida
Depressão
A fase da depressão é aquela em que a pessoa entende que nada que ela fizer fará com que essa situação mude. Ela entende que o que ela perdeu se foi, ou que a pessoa a quem ela perdeu não voltará mais. Na fase da depressão, as coisas parecem sem significado, mesmo que sejam algo muito bom em outras épocas. É uma das 5 fases do luto mais difíceis, porque é quando a tristeza é sentida e a pessoa sente que não tem forças para escapar dela.
Aceitação
Por fim, a aceitação, que é a última das 5 fases do luto. Quando chega nela, a pessoa consegue replanejar a sua vida e começa a entender que pode ser feliz novamente. A situação pela qual ela passou jamais será esquecida, mas ela entende que deve continuar vivendo, apesar dela.
É importante lembrar que as fases do luto não seguem uma regra. Elas podem ir e voltar e uma pessoa pode apresentar sinais de mais de uma fase ao mesmo tempo. O processo da perda é lento e deve ser respeitado. Com o tempo, as coisas voltam para o seu lugar.
Plantas pendentes para a sala: veja algumas espécies para sua casa