O Jardim vertical é uma tendência de decoração de casa e de jardinagem, que veio para ficar. Ele economiza o espaço de quem ama plantas, porque fica recostado na parede, que, geralmente, é inutilizada. Jardins verticais ficam bons nos mais diversos locais, como áreas externas e internas, salas, banheiros e quartos, por exemplo. Veja as vantagens de montar um, na sua casa, na matéria abaixo!
Verão: veja quais cuidados tomar nessa época do ano
Plantas purificam e umidificam o ar
As plantas fazem o filtro do dióxido de carbono presente no ar, devolvendo oxigênio ao ambiente. Dessa forma, elas purificam o ar, tornando-o mais respirável. Além disso, as plantas, quando são aguadas, retiram a água do solo pela raiz, e transpiram, devolvendo, aos poucos, a água para o ambiente. Por isso, elas deixar o ar mais úmido, o que faz muito bem para saúde, especialmente em tempos secos, como o inverno.
Plantas equilibram a temperatura
Além disso, as plantas ajudam no equilíbrio da temperatura, tanto por conta da umidificação do ambiente, como por serem isolantes térmicos. Dessa forma, montar um jardim vertical na sua casa, ainda mais com uma grande quantidade de plantas, fará com que a temperatura dela seja mais amena, o que é muito bom, especialmente no calor.
A natureza acalma e relaxa
Comprovadamente, estar em contato com a natureza estimula o cérebro a ficar mais calmo e relaxado, ou seja, as plantas aumentam a sensação de bem-estar. Por isso, ter plantas em casa pode criar um ambiente mais agradável e tranquilo, ideal para o descanso. Dessa forma, pessoas ansiosas e mais estressadas, adorarão ter a companhia de um jardim vertical na sua casa, que ajudará no controle desses fatores.
Esfoliantes caseiros para o rosto: veja alguns e como fazer
O jardim vertical deixa a parede mais bonita
O jardim vertical não é apenas um elemento natural com as vantagens acima. Ele também é um importante elemento de decoração que, inclusive, vem sendo cada vez mais utilizado. Paredes sem graça se tornam cheia de vidas quando compostas por plantas de diversas espécies. As plantas enfeitam trazendo alegria ao cômodo!
Além disso, engana-se quem pensa que o jardim vertical apenas pode ser feito em uma parede inteira. Existem diversas formas de fazer uma composição vertical: preenchendo paredes, fazendo meia-parede, com vasos de plantas e quadros verdes. São diversos tamanhos e formas, e opções não faltam!
Plantas fazem companhia
Por fim, os cuidados direcionados às plantas fazem muito bem, especialmente por elas exigirem muito trabalho manual. Por isso, elas exigem responsabilidade e dedicação diária, o que faz as pessoas ocuparem a cabeça e se distraírem com seus cuidados.
Além disso, as pessoas que têm plantas, geralmente, se apegam muito a elas. Por isso, mesmo que você não tenha uma pessoa ou animalzinho morando com você na mesma casa, você se sentirá acompanhado! Dessa forma, o jardim vertical une o útil, ao agradável e merece uma chance num cômodo da sua casa.
Dores nas costas: veja como aliviá-las sem tomar remédio