Com a proximidade da Black Friday, milhares de consumidores do país já fazem planos para realizarem compras online. No entanto, todos devem ficar atentos para não cair em golpes na internet.
De acordo com um levantamento realizado pelo Procon-SP, as reclamações relacionadas a compras pela internet cresceram 653% entre o segundo trimestre de 2019 e o de 2021.
Em resumo, esse período corresponde ao início da pandemia da covid-19, que provocou grandes mudanças nos hábitos dos consumidores do país. Como muita gente passou a comprar de maneira remota, o número de queixas envolvendo as operações online também cresceu significativamente.
Para evitar dores de cabeça, o Procon-SP elenca alguns cuidados que devem ser tomados ao realizar uma compra online. Assim, os consumidores que seguirem as dicas abaixo reduzem de maneira expressiva as chances de cair em algum golpe na internet.
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1- Acesse o sistema Empresa Verificada
Em resumo, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada para dar mais segurança aos consumidores em operações online. A ferramenta certifica que a empresa possui um cadastro no Sistema Procon-SP Digital. Isso quer dizer que as empresas cadastradas são seguras para o usuário fazer compras.
2- Busque referências sobre o site
Segundo o Procon-SP, o consumidor deve sempre procurar referências sobre o site que pretende fazer compras. Em suma, é importante coletar informações sobre o produto ou serviço desejado, incluindo características, prazo de entrega ou execução, preços e condições de pagamento, bem como sobre o site que oferece o item.
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3- Dê feedback sobre as compras online
O consumidor também pode dar um feedback sobre o item adquirido ou serviço contratado. Na verdade, uma avaliação positiva pode ajudar outros usuários a terem uma operação tranquila.
No entanto, se o consumidor tiver algum problema ou precisar de esclarecimentos, deve entrar em contato com o site e deixar a sua opinião. Da mesma forma, dando um feedback, o consumidor ajudará a alertar aqueles que tiverem interesse em comprar o mesmo produto ou contratar o mesmo serviço.
4- Guarde todos os dados da compra
O Procon-SP também orienta os consumidores a anotar todos os dados que permitam identificar e localizar a sede da empresa vendedora, bem como o produto ou serviço adquirido. Assim, terá mais facilidades caso precise formalizar alguma reclamação junto ao Procon ou mesmo recorrer ao Poder Judiciário.
5- Analise o produto com atenção
Ao receber o produto, o consumidor deve analisá-lo com cuidado, conferindo se a qualidade e as características correspondem ao que havia sido anunciado na internet. Assim, poderá solicitar a regularização do problema, caso haja algum, ou mesmo o cancelamento da compra.
Nas situações em que o produto entregue não corresponde ao anúncio no site, ou se não houver a entrega, o consumidor deverá buscar auxílio do Procon.
Em síntese, ele poderá exigir o cumprimento forçado da obrigação de entregar o produto comprado, poderá aceitar outro produto ou serviço equivalente ou mesmo rescindir o contrato e ter o valor restituído.
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