As famílias que obtiverem aprovação para o Bolsa Família poderão acessar o pagamento do benefício do mês de agosto a partir do dia 18. Todavia, é válido lembrar que, aqueles que realizaram a inscrição no Cadastro Único e ainda não obtiveram uma resposta do governo, podem checar a aprovação através de meios digitais.
Isso porque, não há um período específico para que o governo realize a aprovação de novas famílias no programa. É preciso, portanto, ressaltar que a contemplação de novos grupos ocorre conforme a disponibilidade de orçamento e, também, conforme os dados das famílias que vivem em situação de baixa renda de cada região. Esses dados têm sua avaliação a partir das informações do Cadastro Único. Fazendo-se necessária a atualização frequente de tais informações.
Quer saber sobre como verificar a inclusão e o acesso ao programa do Bolsa Família? Então, continue conosco na leitura deste texto, pois ele trará muitas informações sobre este assunto.
Requisitos para ser aprovado
Para obter aprovação para o Bolsa Família é preciso cumprir alguns requisitos. Por exemplo, é preciso que a família tenha renda mensal per capita de no máximo 218 reais. Ou seja, uma das exigências é que a soma de toda renda mensal da família, dividida pelo número de integrantes da família, deve ser menor ou igual a 218.
Outro requisito importante é que as famílias possuam inscrição no Cadastro Único.
Além disso, após obter a aprovação no programa, é necessário seguir outras exigências para continuar recebendo o benefício. Entre estas exigências está a obrigação de frequência nos estudos para os membros em idade escolar. Ou então a necessidade de acompanhamento pré-natal para gestantes. Assim como, é necessário que as crianças até seis anos de idade realizem acompanhamento nutricional, ou seja, de peso e altura. E, por fim, que tenham a carteira de vacinação em dia.
Como saber se recebeu aprovação para o Bolsa Família?
É possível ter acesso a resposta de aprovação para o Bolsa Família de diferentes maneiras. A mais comum entre elas, é o envio, por parte do governo, de uma carta. Esta carta tem por destino as famílias que solicitaram o benefício e receberam aprovação. Dessa forma, a carta confirma a entrada da família no programa e informa as demais orientações.
Outra forma de realizar a consulta da aprovação no programa do governo, é através do aplicativo do Bolsa Família. Ou então, utilizando o aplicativo “Caixa Tem” e selecionando a opção “Bolsa Família”. Também é possível obter esta informação por meio do telefone 111.
Quando há aprovação para o Bolsa Família?
A aprovação para o Bolsa Família depende da disponibilidade de orçamento para que possa realizar o repasse a novos grupos. Sendo assim, o governo considera o número de famílias em situação de vulnerabilidade social de determinada região, cidade e estado. Essas informações estão no Cadastro Único, sendo, portanto, de extrema necessidade que, aqueles que desejam participar do programa, atualizem os dados do CadÚnico.
E você, faz parte do grupo que recebeu aprovação para o Bolsa Família? Compartilhe conosco deixando um comentário abaixo!