A próxima data comemorativa promete ser positiva e a expectativa de aumento nas vendas para o dia dos pais de 2023 anima lojistas. Assim, um contexto positivo vem motivando essa expectativa. Além da páscoa e o dia das mães que já tiveram vendas superiores ao ano anterior.
A própria data, no ano passado, foi a melhor em relação ao crescimento anual. Contudo, uma pesquisa da Globo aponta que o comércio precisa colaborar para que a expectativa se confirme. O uso de estratégia para atração do cliente fará diferença, ou seja, uma boa propaganda continua a ser “a alma do negócio”. Portanto, a expectativa é positiva, o cenário é favorável, mas o que fará a diferença entre a “expectativa e realidade”, serão as ações eficientes do próprio comércio.
Quer saber mais sobre essa expectativa do comércio e sobre o que os consumidores estão planejando para a data? Continue a leitura até o final!
A comemoração do dia dos pais de 2023
Neste ano, o segundo domingo de agosto será no dia 13 e de acordo com a pesquisa, deve contar com muitas comemorações do dia dos pais. Segundo o estudo, a maior parte dos brasileiros pontuaram a importância da data. Além disso, mais da metade já declarou a intenção de celebrar o evento.
Sendo assim, é o momento das marcas que desejam faturar com essas comemorações atuarem no sentido de atrair esses consumidores.
Um grupo que merece maior atenção e deve ser o foco das estratégias é o dos brasileiros que ainda estão indecisos.
O presente perfeito para o dia dos pais 2023
A pesquisa da Globo mostrou que metade dos brasileiros vai mesmo presentear os pais. Inclusive, a expectativa é de que o público feminino distribua dois presentes, pois grande parte das mulheres costumam presentear além dos próprios pais, também os pais de seus filhos.
Nesse sentido, a única dúvida é quais serão esses presentes. A pesquisa mostra que roupa continua a ser a preferência dos que vão presentear, entretanto o interesse dos pais pode ser outro.
Desse modo é importante que o comércio consiga mostrar que a possibilidade de agradar o gosto dos pais pode estar acessível a quem compra.
Loja física ou internet? Eis a questão
A pesquisa traz dados importantes em relação ao local de aquisição do presente. Assim, é possível perceber que a maior parte dos brasileiros ainda preferem realizar a compra do presente do dia dos pais de 2023 em loja física. E as principais justificativas para essa decisão é a possibilidade de ter o presente em mãos no momento da compra e poder observar o produto real. Outros dois fatores que contam nessa decisão são o hábito de compra e a facilidade de troca em caso de presentes que não dão certo.
Quanto à minoria que declararam preferir realizar a compra pela internet, a justificativa é o preço mais baixo e a maior possibilidade de escolha devido a grande variedade de produtos acessíveis.
Por fim, a pesquisa aponta também que as estratégias para atrair consumidores nas duas modalidades de venda precisam ser diferenciadas. Uma vez que o tempo de decisão dos grupos é bem diferente. Enquanto os clientes de loja física pretendem realizar a compra na última semana, os de lojas virtuais precisam realizar com antecedência devido ao prazo de entrega.
E como está a sua expectativa em relação ao dia dos pais de 2023? Comente conosco.