As queimaduras de sol são bastante desconfortáveis e atingem principalmente as pessoas que possuem a pele mais sensível. Se você é uma delas, certamente já passou por apuros depois de um dia de praia ou piscina. Por isso, veja aqui no Brasil 123, 3 receitas caseiras para aliviar queimadura de sol.
As primeiras dicas para quem está sentindo desconfortos devido às queimaduras de sol são: tomar banho com água fria, manter-se sempre bem hidratado e hidratar o local com creme hidratante. Também, durante o dia, realizar a aplicação de uma compressa com água fria na região da queimadura pode provocar alívio do desconforto.
3 receitas caseiras para aliviar queimadura de sol
Primeiramente, quando se está com uma queimadura de sol é importante evitar se expor novamente aos raios solares, para que a ela não se agrave e o desconforto fique ainda maior.
Além disso, é importante sempre realizar a aplicação de protetor solar, repondo após certo período e utilizar bonés ou chapéus para aumentar a proteção quando estiver muito quente.
Contudo, se as queimaduras forem muito intensas, apresentando muita vermelhidão, febre, dor intensa e bolhas, é necessário ir ao médico para tratar da forma mais adequada.
Mel
O mel é um produto natural muito eficiente contra queimaduras. Ele possui propriedades que promovem a hidratação da pele e auxiliam na cicatrização. Dessa forma, dificilmente surgirão bolhas na pele, além de evitar também o surgimento de cicatrizes.
O mel também é rico em propriedades que atuam contra a inflamação e as bactérias. Por isso, provoca a redução do desconforto, do aspecto vermelho e evita que infecções se desenvolvam.
Como utilizar mel
Para fazer uso do mel em casos de queimaduras é necessário apenas passar uma pequena camada de mel sobre a pele que está queimada. Contudo, não é preciso esfregar. Apenas cubra o mel com o auxílio de uma gaze e permita que a substância aja por algumas horas.
Feito isso, basta lavar a área com água fria e recobrir com uma nova camada de mel. Esse processo pode ser repetido cerca de duas a três vezes por dia.
Alface
Isso mesmo! A alface também pode ser bastante eficiente em se tratando de queimaduras. Na verdade, o que é utilizado é o cataplasma de alface. Ele é bastante benéfico especialmente quando o problema é a queimadura causada pelo sol.
A alface conta com propriedades que promovem o rejuvenescimento da pele e também contém ação analgésica, por isso alivia os sintomas da queimadura.
Como usar
Para utilizar a alface no momento de tratar de queimaduras você irá precisar de apenas 2 folhas grandes dessa verdura e de aproximadamente duas colheres de sopa de azeite.
Com os ingredientes em mãos, amasse as folhas do alface com o azeite. Em seguida, despeje a mistura em um pano limpo e coloque sobre a área queimada. É preciso trocar o cataplasma de alface 2 vezes por dia.
Macerar as folhas de alface com o azeite e depois colocar a mistura numa compressa ou pano limpo e aplicar sobre a queimadura. Deve-se trocar o cataplasma 2 vezes por dia.