É difícil encontrar uma dona de casa que não tenha, em algum momento, misturado produtos de limpeza buscando alcançar um resultado melhor na hora da limpeza. Mas essa atitude pode ser bastante perigosa e, às vezes, pode colocar a vida de quem faz isso em risco. Então, se você faz isso, pare agora! Veja 3 produtos de limpeza que não pode misturar nunca.
Ainda que você já tenha feito combinações entre produtos de limpeza e tenha dado tudo certo, não é ideal continuar com isso. Os produtos de limpeza podem possuir composições químicas podem torna-los muito tóxicos. Por isso, misturar os produtos podem criar fórmulas que prejudicam a saúde, de modo que você passa a ter uma bomba em casa sem nem saber disso. Então, preste muita atenção neste post e veja 3 produtos de limpeza que não pode misturar nunca.
3 produtos de limpeza que não pode misturar nunca
Como esses produtos de limpeza estão a fácil acesso nos supermecados, sem nenhuma restrição e estão a disposição para qualquer pessoa, muitos indivíduos acham que eles são inofensivos. Mas não é bem assim. Afinal, os componentes encontrados na fórmula de cada produto estão em sua fase final, ou seja, na fase correta para sua utilização. Então, combinar esses produtos com outros pode fazer com que os compostos deem início a uma reação indesejada.
Você já deve ter visto que ao misturar bicarbonato de sódio com vinagre, por exemplo, é desencadeado um tipo de reação química. Essa reação não é tóxica, mas em se tratando de produtos de limpeza é necessário tomar muito cuidado, pois eles são feitos com inúmeros compostos químicos que podem levar a intoxicações e coceiras, quando utilizados incorretamente.
Quais produtos de limpeza que não pode misturar nunca?
Como você já pôde observar, misturar os produtos de limpeza a fim de potencializar o resultado das substâncias não é ideal. Mas existem algumas misturas que são muito perigosas, e agora você irá entender quais são elas.
Álcool e água sanitária
Ao olhar para esses produtos não é possível imaginar que misturá-los pode ser um problema, mas pode. Se o odor da água sanitária já é forte e incômodo, imagine misturar essa substância ao álcool? Então, devido ao grande poder de abrasividade da água sanitária, ela se torna um dos piores produtos para realizar misturas. Ao misturá-la ao álcool, por exemplo, uma reação potencialmente tóxica é desencadeada, levando o indivíduo a manifestar problemas relacionados à respiração.
Água oxigenada e vinagre
Apesar do uso comum desses dois produtos no dia a dia das pessoas, ao misturar essas soluções pode gerar um perigo grande, até mesmo para quem não é alérgico. Isso porque misturar água oxigenada e vinagre leva à formação de um líquido bastante corrosivo, que pode irritar a pele, olhos e até mesmo o pulmão.
Vinagre e alvejante
Se você deseja potencializar a ação do alvejante utilizando o vinagre, não faça isso. A combinação dessas duas substâncias leva à geração de um vapor muito corrosivo, que pode atingir os pulmões, queimar a pele ou provocar a intoxicação.