Saber se o empregador está depositando o FGTS corretamente é imprescindível para assegurar o recebimento desse benefício de maneira devida. No entanto, muitos trabalhadores ainda têm dúvidas sobre como ter acesso a esse extrato.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações para que você saiba 3 formas simples e eficazes de descobrir se seu fundo de garantia está sendo recolhido como deveria.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Por que é importante verificar se o empregador está depositando o FGTS corretamente?
Primeiramente, é importante entender a relevância dessa consulta.
Assim sendo, realizar essa verificação é fundamental para todos os trabalhadores, visto que a falta de depósitos pode acarretar em muitos problemas, como dificuldades para sacar o fundo em caso de demissão sem justa causa, por exemplo.
Portanto, é importante estar atento a essas questões e tomar as medidas cabíveis em caso de irregularidades.
Veja 3 formas de descobrir se o empregador está depositando o FGTS corretamente
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. Trata-se de um fundo de reserva, composto por depósitos mensais que o empregador realiza em nome do funcionário, que tem como objetivo proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa.
No entanto, como visto acima, é importante verificar se o empregador está depositando o FGTS corretamente, para evitar problemas futuros.
Assim sendo, confira 3 maneiras de descobrir se o empregador está realizando os depósitos de maneira devida.
1. Por meio do site da Caixa Econômica Federal
Primeiramente, uma das maneiras mais simples de descobrir se o seu empregador está depositando corretamente o FGTS é acessando o site da Caixa Econômica Federal. Isso ocorre porque no site, é possível fazer um cadastro utilizando o número do seu CPF e conferir todas as informações referentes ao seu FGTS, inclusive os depósitos e as datas.
Além disso, caso haja algum problema ou irregularidade, é possível realizar denúncia diretamente pelo site.
2. Consulte o extrato do FGTS
Ademais, outra maneira de verificar se o empregador está depositando corretamente o FGTS é consultando o extrato do fundo.
No entanto, existem diferentes formas de consultar esse extrato, como por meio do aplicativo FGTS ou pelo Internet Banking da Caixa Econômica Federal. Sendo assim, você pode escolher o que melhor se encaixa dentro de suas necessidades.
3. Solicite o extrato à própria empresa
Por fim, caso você não consiga acessar as informações por meio do site ou aplicativo da Caixa, outra opção é solicitar o extrato do FGTS diretamente à empresa em que você trabalha.
De acordo com a Lei nº 13.467/2017,é obrigação do empregador fornecer ao funcionário, até o 5º dia útil do mês seguinte ao pagamento do salário, o comprovante de pagamento do FGTS. Dessa maneira, caso a empresa se recuse a fornecer essa informação, é possível denunciá-la aos órgãos competentes.
Qual das 3 formas de descobrir se o empregador está depositando o FGTS corretamente você achou mais fácil? Deixe nos comentários a sua opinião!