A pimenta calabresa não é um tipo de pimenta, ela é proveniente do processo de secagem e moagem das pimentas dedo-de-moça e malagueta. Em outras palavras, é uma das especiarias mais procuradas. A pimenta calabresa é obtida a partir da secagem e flocagem da pimenta vermelha.
Aroma forte e sabor picante, características que fazem qualquer receita se sobressair. Além do sabor, ela é usada para temperar molhos, carnes, frutos do mar, queijos, linguiça etc.
Possui alto poder antioxidante, combate o envelhecimento precoce, ajuda na sensação de bom humor e bem estar, auxilia no tratamento de enxaqueca, possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.
Usa-se bastante na culinária mexicana e você pode utilizar em molhos, frutos do mar e carnes, queijos, cremes, sopas, pizzas e muito mais.
Benefícios da pimenta calabresa
A princípio, além de acentuar o sabor da sua refeição dando aquele toque especial, a pimenta calabresa tem diversos benefícios para a saúde. Veja:
- Primeiramente, alivia a congestão nasal;
- Atua como antioxidante;
- Age como anti-inflamatório;
- Estimula a digestão;
- Aumenta a libido;
- Vitamina B12;
- Vitamina K;
- Aumenta a libido;
- Igualmente, previne o envelhecimento precoce;
- Melhora o humor;
- Controla o apetite;
- Por meio de substâncias ativas, como a capsaicina, que atua combatendo a dor, ela pode auxiliar no tratamento da enxaqueca em seu estado inflamatório.
- Por fim, favorece a perda de peso.
Portanto, vale dizer que as pimentas estão entre os temperos mais pedidos na culinária brasileira. Nesse sentido, a pimenta calabresa não é uma espécie ou variedade de pimenta, mas sim um tipo de pimenta seca e moída bastante consumida no Brasil. É uma especiaria que possui aroma e sabor picante. Além disso, possui propriedade termogênica, que ajuda a acelerar o metabolismo e diversos benefícios ao organismo humano. Além de ser extremamente saborosa.
Você é amante de comida apimentada? Então, comenta aqui!
Por fim, veja também: Pimenta faz bem à saúde. Veja por quê.