Como todo mundo já sabe, a covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. Mas sempre vale a pena falar dos sintomas da covid-19 para tentar evitar a sua proliferação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com o novo coronavírus podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas). Nesse sentido, aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Sintomas da covid-19
Então, os sintomas da covid-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo). Essa síndrome costuma caracterizar-se por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
– Tosse
– Febre
– Coriza
– Dor de garganta
– Dificuldade para respirar
– Perda de olfato (anosmia)
– Alteração do paladar (ageusia)
– Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
– Cansaço (astenia)
– Diminuição do apetite (hiporexia)
– Dispneia (falta de ar)
(Veja mais sintomas aqui).
(Veja também os três sintomas menos conhecidos aqui).
Portanto, se estiver doente, com sintomas da covid-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, evite contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares.
Evite contato principalmente com idosos e doentes crônicos. Além disso, procure imediatamente os postos de triagem nas Unidades Básicas de Saúde / UPAS ou outras unidades de saúde. Após encaminhamento consulte-se com o médico.
Por fim, você já sabia de todas essas informações? É sempre bom compartilhar com amigos, familiares e colegas de trabalho. Afinal, informação nunca é demais, não é mesmo? Saúde e segurança devem andar de mãos dadas neste momento!