Atualmente, muitos aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm a mesma dúvida. Com a divulgação da notícia de que existem valores esquecidos nas contas do INSS, pessoas de todo o Brasil foram às redes sociais em busca de orientações sobre como resgatar esse dinheiro e transferi-lo para suas contas bancárias.
Outras perguntas também intrigam os milhões de brasileiros que recebem pagamentos do INSS todos os meses. Por exemplo, muitos desejam saber se todos os beneficiários da autarquia podem solicitar os valores esquecidos ou se há requisitos a cumprir para garantir o resgate. Com isso em mente, confira nosso guia passo a passo para sacar os valores esquecidos do INSS.
O INSS paga inúmeros benefícios aos segurados!
Atualmente, o INSS é o principal órgão de seguridade social do Governo Federal. Portanto, a União gasta bilhões de reais todos os meses com os pagamentos da autarquia.
Cerca de 38 milhões de brasileiros recebem pagamentos do INSS, a maioria composta por aposentados e pensionistas.
Aqui está a lista completa de benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social aos segurados:
1. Aposentadoria (por idade, tempo de contribuição e regra de pontos);
2. Pensão por morte (urbana e rural);
3. Auxílio-reclusão;
4. Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência;
5. Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS);
6. Benefício assistencial ao idoso;
7. Salário-maternidade urbano;
8. Auxílio-acidente;
9. Auxílio-doença;
10. Auxílio-doença da aeronauta gestante;
11. Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso;
12. Pensão especial da síndrome da Talidomida;
13. Pensão especial por hanseníase;
14. Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus;
15. Salário família;
16. Seguro defeso para pescadores artesanais.
De onde vêm os valores esquecidos do INSS?
Os valores esquecidos do INSS são, na verdade, montantes que, por diversos motivos, não foram depositados para os beneficiários do INSS em tempo hábil.
Esses valores podem estar relacionados, por exemplo, à suspensão de um benefício por um período prolongado.
Os pagamentos também estão ligados às revisões dos benefícios do INSS, ou seja, situações em que os segurados solicitam um recálculo dos valores dos benefícios.
Neste ano, a revisão da vida toda tem sido motivo de debate no STF, possibilitando um recálculo mais significativo no valor das aposentadorias.
Quem pode receber os valores esquecidos do INSS?
Todos os beneficiários do INSS têm a possibilidade de receber os valores esquecidos do órgão, mas nem todos conseguem fazê-lo.
Para receber esses valores, os beneficiários devem ter deixado de receber os pagamentos do INSS por um período específico ou solicitado a revisão dos montantes depositados.
Após 5 anos do recebimento, você pode solicitar a revisão do seu benefício do INSS, mas não há garantias de que o valor será recalculado.
Como consultar os valores esquecidos?
Como mencionado, nem todos os beneficiários do INSS podem receber os valores esquecidos. Portanto, antes de prosseguir com o processo de saque, é importante verificar se o dinheiro está disponível para você.
Para fazer isso, basta baixar o aplicativo Meu INSS em seu smartphone (disponível para Android e iOS) e seguir estas etapas:
1. Acesse o aplicativo Meu INSS com sua conta Gov.br (se ainda não tiver uma, siga as instruções para criar);
2. Clique na lupa para acessar a área de pesquisa do aplicativo;
3. Digite “revisão do artigo 29”;
4. Agora você pode verificar se há valores a serem depositados em seu nome.
Se a mensagem “Benefício revisto com crédito encaminhado à rede bancária” aparecer, isso significa que você tem direito aos pagamentos e o valor do seu benefício foi recalculado. Você poderá receber o montante que não foi pago.
Caso surja outra mensagem, infelizmente, você não poderá sacar os valores esquecidos do INSS, e o sistema exibirá a mensagem: “A revisão foi processada e não foram apuradas diferenças”.
Atenção! Mesmo se você já tiver consultado os valores, é importante verificar novamente, pois o sistema foi atualizado recentemente.
Como sacar os valores esquecidos?
Agora que você sabe como consultar os valores esquecidos do INSS, siga o tutorial a seguir para resgatar o dinheiro e recebê-lo em sua conta bancária.
Normalmente, o INSS realiza esse tipo de depósito automaticamente para beneficiários que têm direito aos pagamentos. A maioria das pessoas que solicitaram a revisão do INSS e obtiveram o recálculo do valor dos benefícios recebeu os valores devidos em suas contas bancárias imediatamente.
No entanto, em algumas situações, o INSS não pode fazer o depósito, principalmente em dois casos:
1. Erro do INSS: Se o erro for do Instituto Nacional do Seguro Social, os beneficiários devem entrar em contato para solicitar os pagamentos.
2. Erro na conta: Se os beneficiários fornecerem informações incorretas da conta para o depósito, o INSS não conseguirá fazer as transferências.
Atenção! Quando você indicar a conta bancária para receber os valores esquecidos do INSS, certifique-se de que a conta está em seu nome, pois o INSS não permite que deposite os valores esquecidos de um beneficiário em conta de outra pessoa.
Por fim, para solicitar o saque dos valores esquecidos do INSS, siga as etapas abaixo:
1. Ligue para a Central de Atendimento do INSS no telefone 135;
2. Solicite a consulta aos valores esquecidos diretamente ao atendente;
3. Mostre a mensagem do aplicativo que indica seu direito aos pagamentos;
4. Pergunte se o depósito já foi efetuado e quando ocorreu;
5. Forneça a conta correta para receber os valores;
6. Depois de seguir essas etapas, o INSS depositará os pagamentos em sua conta bancária.
Se, mesmo após entrar em contato com o INSS, você não conseguir acessar os valores, considera consultar um advogado especializado em Direito Previdenciário para entender a situação.