Os benefícios do INSS estão em atraso e isso se deve ao fato das filas acumuladas para o recebimento dos valores. Atualmente, o INSS deve pagar benefícios mensais a, aproximadamente, 36 milhões de brasileiros. Dentre eles, há pessoas esperando atendimento ou soluções de problemas, para que possam receber os seus valores. E é justamente isso que gera o acúmulo de pessoas na fila, fazendo com que os valores do INSS de dezembro ainda estejam sendo pagos. E também, fazendo com que muitas pessoas esperem pela liberação do seu benefício.
Continue acompanhando este artigo para saber de que forma os pagamentos estão sendo feitos e como o governo pretende contornar essa situação.
Como funcionam os pagamentos do INSS de dezembro
Ainda há milhões de brasileiros esperando pelo valor que deveria cair em suas contas no mês de dezembro. Para saber se você já recebeu, ou ainda está por receber os valores, basta consultar o calendário oficial, no site do INSS. O instituto dividiu os pagamentos em duas levas, que é aquela de pessoas que recebem até um salário mínimo, e aquela de quem recebe valor mais alto. Quanto às datas para pagamento, essas seguem o dígito final do Número do Benefício, que é concedido aos segurados no momento no qual eles recebem autorização para o recebimento do seu benefício.
Os valores do pagamento não sofreram alteração
É importante se atentar para o fato de que os valores que estão sendo pagos em janeiro, são referentes ao INSS de dezembro de 2022. Portanto, os valores são atrelados àqueles que eram vigentes em 2022. Isso acontece porque o INSS utiliza o salário mínimo vigente à época para o cálculo do valor a ser concedido para cada beneficiário.
Dessa forma, os valores considerarão o salário mínimo do ano anterior. Mas, a partir de janeiro, os pagamentos passam a ter como base de cálculo o salário vigente no ano de 2023. Portanto, aqueles que receberem os valores equivalentes a esse ano, ainda que com atraso, receberão com base nele.
O governo intenciona zerar a fila
De acordo com o Ministro da Previdência, Carlos Iupi, a intenção é de que a situação de todos que estão na fila do INSS seja resolvida. Os planos são para que isso aconteça ainda em 2023. Dessa forma, ele pretende zerar a fila do INSS, fazendo com que os segurados recebam o valor aos quais têm direito.
A proposta do ministro, ainda, ambiciona alcançar a liberação de benefícios em até 5 dias. Atualmente, as pessoas aguardam cerca de 7 meses para a liberação dos valores, após a solicitação. Isso, quando a solicitação não é avaliada, mas rejeitada pela autarquia, exigindo um recurso do trabalhador, que provavelmente será avaliado em mesmo período.
Enquanto a situação não é normalizada, situações como o pagamento do INSS de dezembro no mês de janeiro continuarão acontecendo. Resta aos segurados, portanto, aguardar pelo recebimento dos valores em atraso. Aqueles que quiserem consultar o que o instituto lhes deve, bem como a data de pagamento, têm como opção acessar ao site, ou entrar no aplicativo Meu INSS.