O Banco Central do Brasil começa a liberar amanhã, 7, a consulta aos valores a receber e ao resgate deles. Aquelas pessoas que têm direito poderão ver exatamente o valor que deverão receber, além de conseguir solicitar a transferência para suas contas bancárias. Por conta disso, a entidade espera que cerca de R$ 8 bilhões sejam devolvidos à população durante esse período.
Desse valor, cerca de R$ 4 bilhões serão apenas na primeira rodada de saques. Apesar disso, não são todas as pessoas que poderão ter acesso ao valor, precisando atender a alguns requisitos determinados pelo Governo Federal. Por isso, nesse texto vamos detalhar o passo a passo para retirar o seu dinheiro.
A primeira rodada de resgates
O Banco Central liberará as consultas e os valores a partir de amanhã, 7, para todas as pessoas. Contudo, o resgate estará disponível apenas àquelas pessoas que nasceram antes de 1968 ou, ainda, para empresas criadas antes desse ano. Além disso, o prazo para resgatar esse dinheiro não é indeterminado.
Isso porque quem estiver apto à primeira rodada deverá fazer o resgate até sexta-feira, 11. Ainda, o Banco Central abrirá uma repescagem no sábado, 12, para quem ainda não tiver conseguido fazer o resgate. Para solicitar os valores a receber, é preciso ter o cadastro nível prata ou ouro no gov.br. Com isso, é preciso informar todos os dados ao governo, desde nome completo, data de nascimento e, ainda, enviar uma foto do seu documento de identificação, que poderá ser a CNH ou o RG (antigo ou novo).
Após o término do prazo para a primeira fase, o governo liberará o pagamento de outras faixas. No dia 14 de março, receberão os valores aqueles nascidos entre 1968 e 1983, ou empresas criadas nesse período. A repescagem desse grupo será no dia 19. De 21 a 25 de março, com repescagem no dia 26, receberão os valores a receber os nascidos após 1983.
Contudo, caso você perca todos os prazos, será possível resgatar os valores após o dia 28, independentemente da idade. Com isso, o Banco Central afirma que quem tem valores a receber não precisa se preocupar com os prazos.
Como solicitar o seu resgate dos valores a receber?
Existem alguns passos que o cidadão precisa seguir para ter acesso aos valores a receber. Apesar disso, eles não são complicados e, na verdade, podem ser feitos rapidamente. Contudo, devido ao alto número de acessos, pode ser que o aplicativo apresente falhas.
Primeiramente, é preciso entrar no site do valoresareceber.bcb.gov.br. Posteriormente, faça login no seu cadastro do gov.br. Nessa parte, é importante que você veja se o seu cadastro é prata ou ouro. Depois disso, basta ler os termos de responsabilidade. Assim, você conseguirá ver os valores a receber e a origem desse dinheiro. Se for o caso, o Banco Central pode fornecer maiores informações. Por fim, basta solicitar o resgate, que acontecerá de duas formas: através do solicitar por aqui, que paga via Pix em até 12 dias úteis, ou, para quem não tem Pix, solicitar via instituição, que dará os contatos dos bancos para você solicitar a retirada dos valores.
Vale lembrar que o Banco Central e nenhum dos bancos entrarão em contato com você. Qualquer tratativa nesse aspecto pode, e deve, ser considerado golpe financeiro.