O sistema de consulta de valores a receber do Banco Central (BC), que relata uma possível quantia de dinheiro ‘esquecido’ em bancos deve reunir mais 7 situações diferentes que podem fazer você encontrar um valor que não imaginava ou lembrava ter direito.
A saber, essa fase de consulta está prevista para o mês de maio.
A estimativa é que haja R$ 4 bilhões a serem devolvidos a 28 milhões de consumidores e empresas só nesta primeira fase, sendo que a quantia total pode chegar a R$ 8 bilhões.
Valores a receber
Na consulta disponível no momento, a plataforma considera 5 dados diferentes:
- Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito; Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
Como mencionado, nas próximas fases, serão mais 7 fontes de informações:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
- FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).
Como consultar de descobrir se tenho valores a receber?
O canal oficial é o sistema do Banco Central, cuidado para não cair em golpes.
Siga as orientações:
- Acesse o site bcb.gov.br;
- Digite o seu CPF ou CNPJ e a sua data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;
- Se sim, guarde bem a data que o sistema vai apresentar. É neste dia que você saberá o valor exato que tem a receber e solicitar a transferência, fazendo uma nova visita nesse mesmo site.
E qual o valor?
Como mencionado, neste primeiro passo da consulta você vai apenas descobrir se tem ou não algum valor a receber. A quantia exata você só vai ficar sabendo em data futura, definida pelo sistema.
O sistema criou um calendário para que as pessoas físicas e jurídicas possam pedir o resgate e saber o valor exato esquecido. Foram criados três períodos, definidos a partir da data de nascimento da pessoa ou de criação da empresa.
- 7 a 11/3 – para nascidos ou empresas abertas antes de 1968;
- 14 a 18/3 – para nascidos ou empresas abertas entre 1968 e 1983;
- 21 a 25/3 – para nascidos ou empresas abertas após 1983.
Veja ainda: Auxílio Brasil: Benefício deve ser declarado no imposto de renda? Confira aqui