O Banco Central (BC), começa a liberar nesta segunda-feira (7) a consulta ao valor e aos pedidos de resgate de dinheiro esquecido nos bancos. A saber, até então era possível apenas saber se teria ou não algum valor a receber, mas a partir desta data você consegue saber também qual o valor exato que tem para recebimento.
A estimativa é de que R$ 8 bilhões sejam devolvidos para a população e para empresas, sendo R$ 4 bilhões somente nesta primeira fase.
Qual o prazo dos valores a receber?
Nesta primeira etapa, o BC vai liberar o saldo e o agendamento para aqueles nascidos antes de 1968 ou para empresas criadas antes desta data. O prazo para este grupo se encerra na sexta-feira (11), com repescagem no sábado (12).
No dia 14 de março, será a vez dos nascidos entre 1968 e 1983, ou empresas criadas neste período. A repescagem ocorre novamente no sábado (19).
Por fim, de 21 a 25 de março será a vez dos nascidos após 1983, ou empresas criadas a partir de então. A repescagem dessa vez ocorre no dia 26 de março.
Vale destacar que para todos os casos, será necessário ter uma conta nível prata ou ouro do Portal Gov.br.
Ainda mais, saiba que quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa.
O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.
Como realizar a retirada do dinheiro esquecido?
Siga as orientações de cada etapa para ter acesso ao seu valor:
Passo 1
Faça a consulta para saber se tem direito a algum valor a receber. Para tanto acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/.
Os dados necessários são: para pessoa física, o número do CPF e data de nascimento; para pessoa jurídica, o número do CNPJ e data de abertura da empresa.
Se tiver valores a receber, siga para o passo 2. Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.
Passo 2
Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (4h às 14h ou 14h às 24h).
Se sua data e horário são agora, siga para o passo 3. Caso contrário, volte na data e horário informados pelo sistema.
E fique tranquilo! Como mencionado, não há risco de perder o direito a esses valores. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras, esperando que você solicite a devolução.
Passo 3
Clique no botão: “Acessar meus Valores a Receber”.
Passo 4
Faça login com sua Conta gov.br (nível prata ou ouro).
Se ainda não tem, faça uma em https://acesso.gov.br/ e volte na sua data e horário.
Passo 5
Leia e aceite o termo de ciência.
Passo 6
Veja na tela do sistema:
- Valor a receber;
- Instituição que deve devolver o valor;
- Origem (tipo) do valor a receber; e
- Informações adicionais, quando for o caso.
Passo 7
Clique na opção “Solicitar por aqui”. Com isso, a instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.
Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais. Atenção: guarde o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.
Próximas fases dos valores a receber
Se o seu saldo estiver zerado, é possível que na próxima fase de liberação de recursos apareçam valores a receber na sua conta. Como veiculado aqui no Brasil 123, essa etapa está prevista para maio.
Com informações do Banco Central
Veja ainda: Calendário do Auxílio Brasil é divulgado! Repasses de março começam na próxima semana