Ainda há uma expectativa dos brasileiros de receberem o saldo esquecido no sistema do Banco Central. Ao todo, são bilhões de reais esquecidos em diversos bancos no Brasil.
A princípio, a expectativa é que, nesta segunda fase de rodadas do sistema de Valores a Receber, boa parte dos brasileiros consigam sacar o saldo esquecido e diminuir impactos financeiros.
À primeira vista, a consulta estava indisponível e os brasileiros impossibilitados de consultar o saldo disponível. Afinal de contas, houve um atraso devido à greve dos funcionários do Banco Central.
Como a greve se encerrou, a expectativa de realizar novas consultas volta a rondar os brasileiros que seguem no aguardo. Confira então, como consultar o saldo esquecido e saber se tem valores a receber.
O que são os Valores a Receber?
É utilizado pelo Banco Central (BC), o Sistema de Valores a Receber, que possibilita que seja feita uma consulta de saldo esquecido em contas corrente de diversas instituições financeiras no Brasil.
Esses valores fazem parte de tarifas de crédito e valores que são cobrados indevidamente pelas instituições. Além disso, muitos brasileiros encerram suas contas e acabam deixando algum saldo para trás.
Nesse caso, os valores a receber também estarão disponível assim que o cidadão seguir os passos necessários para isso.
De onde é o saldo esquecido?
O saldo esquecido, disponibilizado pelo Banco Central, vem de contas correntes ou também de poupanças que foram encerradas, mas tinham saldo em conta que não foi repassado para o titular.
Além disso, vem também de tarifas de crédito e outros valores que são cobrados de maneira indevida, através de parcelas, por exemplo. Do mesmo modo, sobras de cooperativas de crédito e cotas de capital também se torna um saldo esquecido proveniente de saque.
Por fim, valores de consórcios feitos, mas que não foram sacados é também outra opção para quem está na expectativa de receber o saldo esquecido.
Como realizar a consulta do saldo esquecido?
Ainda não foi anunciada a data da consulta do saldo esquecido pelo Banco Central. Sendo assim, não será possível antecipar os valores a receber.
No entanto, a consulta deve ser realizada na própria plataforma do Banco Central (BC). Mas, de acordo com o site, a consulta está indisponível temporariamente, portanto, é importante ficar atento.
Quem já fez uma consulta do saque esquecido, já está ciente da data que precisa retornar ao site. valoresareceber.bcb.gov.br. Mas para quem ainda não fez, basta acessar o site e utilizar o número do CPF e a data de nascimento para a verificação.
É necessário ter uma conta Gov.com em nível prata ou ouro e seguir os passos:
- Fazer login;
- Consultar o saldo esquecido e a instituição de origem;
- Clicar em “Solicitar por Aqui”.
Regras atualizadas de Valores a Receber
Em primeiro lugar, é necessário saber que houveram algumas mudanças no sistema de Valores a Receber. Após a conclusão da primeira fase, é preciso fazer o agendamento para solicitar o saldo esquecido.
A boa notícia é que, com isso, o cidadão poderá solicitar o saque do saldo assim que acessar o site na data definida.
Por outro lado, as informações novas serão ainda repassadas pelas instituições financeiras responsáveis pelos Valores a Receber. É importante ressaltar que, quem não tinha Valores a Receber na primeira etapa, precisa realizar uma nova consulta.
O saque será feito após a consulta inicial na data de agendamento, onde é necessário acessar o portal com o login do usuário e verificar a instituição responsável pelo saldo esquecido.
A partir daí, será possível clicar na opção de solicitar o saque e o valor será repassado via Pix. Em alguns casos, será necessário entrar em contato com a instituição financeira para a liberação dos Valores a Receber.
Porém, as informações com o nome da instituição estará disponível no momento da consulta e, com isso, basta realizar o contato e solicitar o saque.