Existem muitas pessoas que ainda não receberam o dinheiro disponível no sistema de Valores a Receber do Banco Central. Nesse sentido, o BC divulgou que ainda são bilhões de reais que ficaram para trás e estão distribuídos em diversos bancos do país.
Esses pagamentos referentes a segunda fase da consulta se tornaram a maior expectativa para uma boa parte dos brasileiros. Afinal de contas, sacar o valor disponível e reduzir o impacto negativo no país financeiramente é o maior objetivo, atualmente.
A má notícia, porém, é que a consulta ainda não está liberada e os brasileiros não estão conseguindo verificar o valor disponível, mesmo que a greve dos funcionários tenha acabado há um tempo. Vale lembrar que foi isso que atrasou a consulta e, com isso, a esperança que novas consultas possam ser feitas só aumenta.
O que é o sistema de Valores a receber?
Antes de mais nada, o Banco Central (BC) utiliza o sistema de Valores a Receber para verificar se há dinheiro esquecido pelos cidadãos em instituições financeiras variadas. Através do sistema, é possível realizar uma consulta em contas de brasileiros em várias instituições financeiras.
Em suma, esse saldo parte de tarifas de crédito que são cobrados pelas instituições financeiras indevidamente. É possível citar como exemplo, quando os cidadãos encerram suas contas, mas deixam algum saldo para trás. Assim, quem tiver o dinheiro esquecido, poderá sacar o valor.
Lembrando que o saldo ficará disponível a partir do momento em que o cidadão seguir os passos pedidos pelo sistema.
De onde é que vem o dinheiro para o sistema de Valores a Receber?
Primeiramente, o Banco Central é quem disponibiliza a consulta e o saque do dinheiro esquecido, através do sistema de Valores a Receber. Mas é possível dizer que ele vem de contas-correntes ou poupanças encerradas, mas que possua algum saldo esquecido.
Outro detalhe é que o cidadão pode fazer a retirada do dinheiro que parte de tarifas de crédito e ou valores que foram cobrados indevidamente. Isso, pois, as tarifas são retiradas de parcelamento de crédito ou de sobras de cooperativas de crédito. Ou então, que atuam como cotas de capital que se tornam dinheiro esquecido. Do mesmo modo, esses valores podem vir de consórcios onde o cliente pagou e não sacou, também é outra opção para sacar.
Como consultar os valores esquecidos?
De antemão, é possível fazer a consulta do dinheiro esquecido no Banco Central através do próprio site. Com isso, acessar o sistema criado que se chama “Valores a Receber”. Vale lembrar que, embora essa consulta possa ser realizada na plataforma, de acordo com as informações do site, ela ainda não está disponível.
Para quem não sabe, milhões de brasileiros já fizeram o primeiro acesso à plataforma e consultaram o sistema de valores a receber. Portanto, quem já está ciente da data certa, basta retornar ao site. No caso de quem ainda não consultou, precisa acessar a plataforma com o número do CPF e a data de nascimento para fazer a consulta.
Lembrando que é fundamental ter uma conta no site Gov.br no nível prata ou no nível ouro e, posteriormente, seguir os passos:
- Fazer login na plataforma;
- Consultar o dinheiro esquecido e qual é a instituição de origem;
- Por fim, clicar em “Solicitar por Aqui”.
Quais são as regras dos Valores a Receber atualizadas?
Sobretudo, algumas mudanças foram realizadas no sistema de Valores a Receber nos últimos meses. Depois da conclusão da primeira fase, não é mais necessário deixar agendada a solicitação do dinheiro esquecido.
Então, atualmente, basta entrar no site e fazer a solicitação e, em seguida, sacar o dinheiro. Contudo, ainda é necessário aguardar a liberação da segunda fase de pagamentos.
Todas as informações serão passadas pela instituição financeira que está responsável pelos valores a receber do cliente em questão. Todavia, quem consultou na primeira etapa e não encontrou dinheiro disponível, precisa fazer uma nova consulta, verificando novamente.
É importante acessar o portal utilizando o login e senha para verificar a instituição responsável pelo dinheiro disponível. Assim, em seguida, será possível ir até a opção de solicitar o saque e o valor será repassado via Pix.
Vale lembrar também que, para algumas pessoas pode ser necessário entrar em contato com a instituição antes da liberação dos valores.