O calendário de dezembro se aproxima do início de sua execução e com isso, diversos beneficiários já partem para a consulta do Bolsa Família. Afinal, querem ter certeza sobre os valores da nova rodada.
No entanto, muitas famílias relatam que o valor do novo pagamento do programa de transferência de renda ainda não consta no aplicativo, tanto no Caixa Tem, como o do próprio Bolsa Família.
Com isso, muitas famílias ficam na incerteza tanto sobre o repasse como em relação à manutenção do valor mínimo de R$ 600.
Mas, de antemão, tranquilizamos aquele que estiver enquadrado no Bolsa Família, pois o piso segue mantido em R$ 600.
Consulta ao Bolsa Família
Antes de tudo, vale lembrar que o repasse do Bolsa Família é formado pelo valor que a família tem direito na soma dos benefícios do programa, de acordo com as suas características. Além disso, os adicionais estão confirmados para a nova rodada.
No entanto, para a maior parte dos beneficiários, ao realizar consultas no aplicativo, ainda não constam os lançamentos dos valores referentes ao mês atual. Aliás, isso vem provocando grande confusão entre as famílias.
Mas vale mencionar que isso acontece porque a folha de pagamentos de dezembro ainda se encontra na fase de processamento.
Além disso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) costuma atualizar os dados do aplicativo, o que pode gerar instabilidade.
Ainda mais, um grande volume de acessos simultâneos também pode contribuir para esse tipo de problema.
Dessa forma, a partir desta segunda-feira (4), os valores já começam a ser atualizados na consulta Bolsa Família.
Normalmente, as famílias já começam a verificar a atualização dos dados nas primeiras horas do dia, quando a Caixa Econômica Federal atualiza o valor da parcela, a situação do benefício e os avisos de bloqueio ou cancelamento.
Calendário de dezembro
Confira agora a programação do Bolsa Família para a nova rodada que se aproxima.
Como de costume, os pagamentos acontecem de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). No entanto, se você observar, os depósitos não acontecerão nos 10 últimos dias úteis do mês, e sim nos 10 últimos dias úteis antes do Natal.
- NIS de final 1 – 11 de dezembro;
- NIS de final 2 – 12 de dezembro;
- NIS de final 3 – 13 de dezembro;
- NIS de final 4 – 14 de dezembro;
- NIS de final 5 – 15 de dezembro;
- NIS de final 6 – 18 de dezembro;
- NIS de final 7 – 19 de dezembro;
- NIS de final 8 – 20 de dezembro;
- NIS de final 9 – 21 de dezembro;
- NIS de final 0 – 22 de dezembro.