O Governo Federal criou um benefício para ajudar as famílias em vulnerabilidade social com a compra do gás de cozinha. Trata-se do Auxílio Gás, que repassa o valor de 50% do preço médio nacional do produto.
Para quem não está familiarizado, o crédito é feito a cada 2 meses, e o programa terá a duração de 5 anos.
Valor para ajudar na compra do gás de cozinha
Você pode se perguntar o motivo do valor repassado ser de R$ 51. Cabe destacar que esse valor não é fixo, ou seja, a cada pagamento ele pode ser um pouco maior ou menor.
Isso porque, como mencionado, o repasse é feito com base na média do preço do gás de cozinha. Por exemplo, em fevereiro, o valor ficou estabelecido em R$ 50.
O Ministério da Cidadania reforça que o valor do benefício é de no mínimo 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 Kg de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos 6 meses anteriores, conforme determina a Lei nº. 14.237/2021.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
O programa é voltado para as famílias com registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Ainda mais, são contempladas as famílias que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
No entanto, como não existe orçamento disponível para realizar o repasse a todos aqueles que se encaixam nos critérios, ficou estabelecido um critério de concessão preferencial às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Além disso, nos primeiros 90 dias, a prioridade de pagamento do Auxílio Gás teve essa ordem estabelecida: beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.
Cabe aqui informar que neste mês de abril, 5,39 milhões de famílias estão sendo contempladas com o benefício para ajudar na compra do gás de cozinha.
Quando é feito o pagamento?
Para o crédito do Auxílio Gás utiliza-se o mesmo calendário do Auxílio Brasil, e o escalonamento também é realizado de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Veja a programação de abril:
- NIS de final 1 – 14 de abril;
- NIS de final 2 – 18 de abril;
- NIS de final 3 – 19 de abril;
- NIS de final 4 – 20 de abril;
- NIS de final 5 – 22 de abril;
- NIS de final 6 – 25 de abril;
- NIS de final 7 – 26 de abril;
- NIS de final 8 – 27 de abril;
- NIS de final 9 – 28 de abril;
- NIS de final 0 – 29 de abril.
Como faço para saber se vou receber?
É possível consultar se você vai ser contemplado com o valor para ajudar na compra do gás de cozinha pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem e Atendimento CAIXA pelo telefone 111, sendo que, em caso de dúvidas o beneficiário deverá entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.
Confira ainda: INSS: Bolsonaro assina MP para agilizar a concessão de benefícios