Uma proposta no âmbito do poder legislativo brasileiro ganhou novo incentivo, trazendo a promessa de reformulação das regras da Carteira Nacional de Habilitação. Assim, a validade da CNH pode apresentar mudanças para o ano de 2024.
Atualmente, o condutor de veículos automotivos tem um prazo extra de até 30 dias após a data de vencimento da carteira de motorista para a regularização do documento. Todavia, um PL (Projeto de Lei) em tramitação, tem a intenção de ampliar esse prazo, podendo atingir o dobro dessa margem. Ou seja, o motorista passará a contar com uma tolerância referente a um período de 60 dias.
Assim, aqueles condutores mais desatentos que descobrem o vencimento da CNH na última hora, ainda poderão contar com tempo hábil para regularizar a situação.
Quer saber mais detalhes sobre esse projeto que faz alterações nas normas atuais da CNH? Continue a leitura do texto até o final!
Tramitação do projeto que pode alterar a validade da CNH
A princípio o projeto, que tem como objetivo tornar o prazo de renovação da Carteira de Habilitação mais flexível, conta com o aval da CVT. Assim, com a aprovação da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, ele deve seguir para a análise e aprovação da CCJ.
No âmbito da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania ele passará por uma avaliação minuciosa e talvez sofra algumas implementações. Desse modo, é importante prestar atenção no andamento desse PL. Afinal ele pode trazer alterações em uma matéria de interesse nacional, ou seja, motoristas do Brasil inteiro serão afetados pelos resultados deste projeto de lei.
Justificativa para as mudanças propostas pelo PL que altera a validade da CNH
Primeiramente, cabe destacar que a redação desse PL é uma versão que sofreu alterações, cuja elaboração é de Bruno Ganem, deputado pelo PODEMOS-São Paulo. Ele se refere ao Projeto de Lei nº 2496 de 2022. Em sua versão original teve a propositura feita por José Nelto, deputado do Partido Progressista de Goiânia. Assim, Ganem buscou preservar a essência inicial do PL, modificando somente à disposição em relação aos novos elementos presentes no Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com o relator da proposta, o período atual de validade da Carteira de Habilitação traz muitas restrições. Desse modo, ao ampliar o limite para o dobro (60 dias), a medida visa proporcionar um prazo extra para que os condutores de veículos consigam uma organização mais eficaz no momento de realizar os novos exames para comprovação de aptidão física e mental.
Além disso, o projeto estipula que o prazo que a CNH tem efeito de documento de identificação oficial é indefinido. Dessa forma existe um alinhamento entre essa decisão e as decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Cabe destacar que o prazo adicional representa um período de isenção de qualquer punição (penalização por multa) referente a validade da CNH.
Sanções para direção de veículos com CNH vencida
Por fim, é importante entender que dirigir um veículo por período superior a 30 dias da validade da CNH é considerado infração gravíssima. Sendo assim, o condutor sofrerá penalização tanto com multas como pontos na CNH.
Entretanto é preciso compreender que existe várias situações que representam infração envolvendo esse documento, como:
- Dirigir com CNH vencida;
- Dirigir sem portar CNH;
- Dirigir com CNH cassada
- Dirigir sem ter CNH.
Para cada situação as penalizações são específicas. Como você avalia essa proposta que amplia o prazo de validade da CNH? Comente conosco.