O vale ou adiantamento de salário é um benefício no qual os trabalhadores podem receber uma parte do seu salário antes da data prevista para o pagamento. Esta modalidade não é obrigatória e os funcionários podem escolher se desejam ou não aderir a ela.
Além disso, não é obrigatório, também, que todas as empresas ofereçam essa antecipação. Todavia, aquelas que oferecerem, devem possibilitar o acesso ao benefício a todos os funcionários.
Dessa maneira, os empregados podem solicitar este benefício caso ele não seja recorrente na empresa. Da mesma forma que, a empresa pode oferecer essa opção como um auxílio aos funcionários.
Quer saber mais sobre o funcionamento deste benefício? Então, continue conosco na leitura deste texto.
O que é o vale ou adiantamento de salário?
O vale ou adiantamento de salário é quando um empregador paga uma parte do salário de um funcionário antes da data de pagamento regular. Esse adiantamento geralmente é uma porcentagem do salário total e tem seu desconto do pagamento regular. Sendo assim, quando as pessoas enfrentam uma necessidade financeira urgente, elas podem solicitar um adiantamento ao empregador, especificando o valor necessário e a razão para o pedido.
Além do mais, é uma prática comum em algumas empresas para ajudar os funcionários a lidar com despesas urgentes ou imprevistas antes do pagamento regular. No entanto, as políticas de adiantamento de salário podem variar de uma empresa para outra.
Como funciona o vale ou adiantamento de salário?
O vale ou adiantamento de salário funciona da seguinte forma: em primeiro lugar, a empresa oferece aos funcionários a oportunidade de receber uma parte do salário antes da data de pagamento regular. Esse adiantamento é, depois, deduzido na folha de pagamento, seguindo as regras específicas que a empresa estabeleceu.
Sendo assim, os colaboradores têm a possibilidade de escolher o valor do adiantamento, desde que não ultrapasse o limite máximo de 40% de seu salário. Ademais, em casos de urgência financeira, os funcionários podem solicitar que o desconto na folha de pagamento tenha a sua divisão em parcelas, evitando um impacto significativo no salário líquido. Por fim, para documentar essa transação, a empresa emite um recibo de adiantamento salarial, garantindo um registro formal do benefício que o funcionário utilizou.
As empresas têm a obrigação de pagar este benefício?
De acordo com a legislação, não existe uma obrigação legal de oferecer o adiantamento de salário como um benefício aos funcionários. No entanto, as empresas devem consultar os acordos coletivos de trabalho. Afinal, esses acordos podem estabelecer se o adiantamento salarial é obrigatório ou não para uma categoria específica de trabalhadores. Portanto, é importante para as organizações manterem-se atualizadas sobre as determinações que os sindicatos que representam seus funcionários em relação a esse benefício fizeram.
Para isso, os empreendedores podem, então, acompanhar as disposições das convenções coletivas para assegurar que a empresa esteja em conformidade com as regras e realize os pagamentos conforme os acordos. Fazer isso ajuda a evitar possíveis processos trabalhistas no futuro, garantindo que a empresa opere dentro dos limites legais e cumpra as obrigações que os acordos coletivos de trabalho estabeleceram.
Agora que você já sabe como funciona o vale ou adiantamento de salário, não esqueça de correr atrás de seus direitos o quanto antes