É isso mesmo que você leu! O Vale Gás vai repassar um valor com aumento a partir de agosto.
Mas veja bem, o crédito será de 100% do valor médio nacional do gás de cozinha, o que significa que pode ser um pouco acima ou abaixo do preço do produto na sua região.
Para agosto, a expectativa é de que o repasse fique por volta de R$ 120.
O aumento do Vale Gás só vai até dezembro?
Sim! Isso porque a chamada PEC dos Benefícios, que viabiliza o aumento do Vale Gás, aciona o dispositivo do estado de emergência no país somente até dezembro deste ano.
Sendo assim, o aumento tem data de início e fim. Ainda mais, como se trata de um benefício que é pago a cada 2 meses, serão três parcelas com o valor incrementado: agosto, outubro e dezembro.
A partir de janeiro de 2023, caso nenhuma nova medida seja anunciada, o Vale Gás retorna com o pagamento de 50% do valor médio do botijão de gás de 13 kg.
Como é definido o valor?
Para determinar o valor do Vale Gás, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulga mensalmente, até o 10º dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.
Quem tem direito?
O Vale Gás é voltado para:
- Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
- Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Como é feito o pagamento do Vale Gás?
Os repasses são realizados nos meses pares, nas mesmas datas das parcelas do Programa Auxílio Brasil.
Diante desse cenário, cabe mencionar que o governo antecipou o pagamento do Auxílio Brasil, e por consequência, do Vale Gás.
A saber, as parcelas começarão a ser pagas no dia 9 de agosto, e não mais no do dia 18, e seguem até o dia 22.
- NIS de final 1 – 9 de agosto;
- NIS de final 2 – 10 de agosto;
- NIS de final 3 – 11 de agosto;
- NIS de final 4 – 12 de agosto;
- NIS de final 5 – 15 de agosto;
- NIS de final 6 – 16 de agosto;
- NIS de final 7 – 17 de agosto;
- NIS de final 8 – 18 de agosto;
- NIS de final 9 – 19 de agosto;
- NIS de final 0 – 22 de agosto.
Veja ainda: AUXÍLIO BRASIL DE R$ 600 vai chegar ANTES DO ESPERADO; confira as datas de pagamento
Será que tenho direito áudio gas