O programa de transferência de renda vale-gás terá a sua penúltima rodada de pagamentos em outubro. Isso valerá para os valores “turbinados”, que representam 100% do valor médio do gás de cozinha. Atualmente, o pagamento é de R$110,00. Após o mês de dezembro, quando ocorrerá o último pagamento, o valor voltará a cobrir 50% do preço médio do gás.
Por isso, hoje vamos entender se o vale-gás vai acabar mesmo em dezembro, como receber os valores e qual o calendário de pagamentos desse programa. Vale lembrar que os beneficiários recebem junto com o pagamento do Auxílio Brasil.
O programa vai acabar?
O vale-gás é um dos maiores programas de transferência de renda do país. O maior, atualmente, é o Auxílio Brasil. Por isso, a preocupação dos beneficiários com o pagamento desse benefício é grande, já que ele faz bastante diferença no orçamento das famílias mais vulneráveis do país. Mas será que esse programa está perto de acabar mesmo?
Segundo o Ministério da Cidadania, o vale-gás vai acabar em dezembro. Mas isso vale apenas para os pagamentos turbinados, que dão R$110,00 a cada dois meses para os beneficiários. Com isso, a partir de janeiro voltará a valer o vale-gás comum, que pagará apenas 50% do preço médio do gás de cozinha. Isso porque nenhuma entidade do governo se manifestou sobre manter esses valores em 2023, o que deve acontecer somente em janeiro do ano que vem.
Além disso, vale ressaltar que as demais regras seguem iguais. Por isso, o pagamento seguirá acontecendo juntamente com o Auxílio Brasil, seguindo o mesmo calendário, além de cair na mesma conta e no mesmo dia. O valor deve ser usado para a compra do gás de cozinha, mas o beneficiário que não precisar pode usar o dinheiro com outros gastos do mês. Atualmente, o valor é destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Calendário do vale-gás
O pagamento do vale-gás segue as mesmas datas de pagamento do Auxílio Brasil. Por isso, quando o beneficiário receber um benefício, estará recebendo, automaticamente, o outro. Dessa forma, fica mais fácil cuidar do dinheiro, além de ajustar as finanças de forma mais prática.
Assim como o calendário anterior, o pagamento do vale-gás seguirá a mesma ordem, começando pelo NIS terminado em 1 e finalizando com o NIS terminado em 0. Para os beneficiários do Auxílio Brasil com NIS finalizado em 1, o valor entrará na conta no dia 11 de outubro. Nos dias 13 e 14, o valor entrará para quem tem o NIS terminado em 2 e 3. No dia 17 de outubro, recebem os cidadãos com NIS terminado em 4. Nos dias 18, 19, 20 e 21 recebem que tem NIS terminado em 5, 6, 7 e 8. Por último, terminando os pagamentos, recebem os beneficiários de NIS 9 e 0 nos dias 24 e 25 de outubro.
Além disso, o mês de outubro é marcado pela entrada de mais 500 mil famílias no programa, totalizando 21,1 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com a antecipação também do vale-gás, as famílias poderão organizar as finanças uma semana antes do previsto, o que sempre ajuda para quem tem mais problemas no final do mês.