O Vale Gás nacional pode ser diretamente impactado pelo anúncio do aumento nos preços de combustíveis pela Petrobras. A saber, a alta está ligada à subida de preço do barril de petróleo, que ficou mais caro em virtude da guerra entre Rússia e Ucrânia.
A projeção do aumento da gasolina é de 18,8%, do diesel de 24,9% e do gás de cozinha de 16,1%.
É por esse motivo que o Vale Gás terá um aumento no repasse aos beneficiários.
Aumento do Vale Gás
Para quem não está familiarizado, esse é um benefício em que o cidadão recebe 50% do valor do preço médio do gás de cozinha, para ajudar a compor o preço do item e facilitar a sua compra.
Não é um voucher através do qual o cidadão consegue trocar pelo produto, e sim um subsídio para ajudar as famílias em vulnerabilidade social na aquisição do item.
A saber, o preço médio do gás de cozinha é determinado e divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Então, com a previsão de alta no produto, esse valor será refletido na quantia que o beneficiário vai receber.
Quem tem direito?
O programa ‘Auxílio Gás para os brasileiros’ é voltado para as famílias com registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Ainda mais, são contempladas as famílias que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
De acordo com o Ministério da Cidadania, em fevereiro, mais de 5,6 milhões de brasileiros receberam esse benefício.
Por fim, o Governo ressalta que neste primeiro momento a prioridade é dada para as pessoas que fazem parte do Auxílio Brasil.
Confira ainda: Consulta Auxílio Brasil: Veja como acessar nova ferramenta do Ministério da Cidadania