O Governo Federal retomará os pagamentos do vale-gás apenas no mês de agosto. Isso porque, mesmo com as recentes modificações nos benefícios, o prazo do benefício não mudou. Apesar disso, o valor pode mudar e isso representa uma excelente notícia para quem recebe o valor a cada dois meses. Além disso, o calendário do pagamento também está definido.
Por isso, hoje vamos falar do possível novo valor do vale-gás, as datas do pagamento e como isso afeta a vida de quem recebe. Vale lembrar que é preciso seguir os critérios do Auxílio Brasil para receber o valor e o pagamento acontece de forma automática para os beneficiários.
O valor do vale-gás mudou?
O valor do vale-gás ainda não mudou para os beneficiários formalmente, mas um projeto no Legislativo, e que tem fortes chances de ser aprovado, prevê um aumento desse benefício. A chamada “PEC Kamikaze” prevê uma alteração nos atuais benefícios e a inclusão de novos benefícios para os brasileiros até o final desse ano.
Com isso, o texto aumentará o valor do vale-gás. Atualmente, o Governo Federal cobre 50% do valor do botijão de gás. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é a responsável por calcular esse valor. Contudo, com a nova proposta, a previsão é que o governo custeie 100% desse valor, o que representa que esse valor dobrará. Em junho, o valor pago pelo governo foi de R$53,00, valor que deve ser bem parecido com o valor do próximo pagamento.
Com isso, beneficiários do Auxílio Brasil que recebem o vale-gás terão um aumento de salário nos próximos meses. Apesar disso, a PEC Kamikaze, que ameaça as contas públicas, encerrará em dezembro. Dessa forma, o valor de 100% do gás pago pelo governo pode não continuar para 2023.
Calendário de pagamento
O calendário de pagamento do vale-gás depende do calendário do Auxílio Brasil. Por conta disso, os beneficiários desses programas recebem os valores no mesmo dia e de forma automática. Dessa forma, você não precisa solicitar os valores ou ir até uma agência da Caixa para ter acesso a esse valor. Apesar disso, precisa saber a data em que receberá.
E o pagamento depende do número final do NIS dos cidadãos. Por isso, o seu número define a data em que receberá o valor do vale-gás. Para quem tem NIS finalizado em 1, o valor cairá na conta no dia 18 de agosto. Quem tem NIS finalizado em 2 receberá o benefício no dia 19 de agosto. Para quem tem o NIS finalizado em 3, 4, 5, 6 e 7, o valor cairá na conta nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de agosto. Para os NIS finalizados em 8, 9 e 0, o valor cairá na conta nos dias 29, 30 e 31 de agosto, respectivamente.
Dessa forma, todos os beneficiários serão atendidos de forma automática. Vale lembrar que você pode ter o Auxílio Brasil cancelado e isso pode fazer com que você não receba esses valores do vale-gás. Além disso, pessoas que estão na fila também não recebem, dado que precisam aguardar a aprovação do governo. Para ter acesso à sua situação, basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil e entrar no seu portal.