Esse é um programa social criado para ajudar famílias de baixa renda quando os preços do gás de cozinha dispararam, e muitas pessoas estavam sem condições de comprar o item.
O benefício foi, inicialmente, implementado pelo Governo Federal brasileiro de 2001, com a finalidade de atender os beneficiários da Rede de Proteção Social, juntamente com o Bolsa-Escola (do Ministério da Educação) e o Bolsa-Alimentação (do Ministério da Saúde).
Até o momento, o benefício estava sendo destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Mas, com troca de comando na presidência do país, muitos programas sociais passarão por mudanças.
Quer saber o que vai acontecer com o Vale-gás em 2023? Então, leia até o final, e fique por dentro de tudo!
Vale Gás: Benefício social que tem como foco ajudar famílias de baixa renda
Também conhecido como auxílio gás, como mencionamos no início do artigo, o vale gás é um benefício social que tem como foco, ajudar famílias de baixa renda na compra de gás de cozinha.
O benefício estava sendo usado, desde então, para cobrir parte das despesas com alimentação. Contudo, acabou se tornando ainda mais importante, principalmente, durante o período da pandemia, que não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro estava passando por um momento muito difícil.
Muitas famílias perderam o emprego, e o benefício acabou ajudando a cobrir essa despesa em muitos lares.
Os pagamentos do Vale Gás são feitos nos meses pares, nas mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil. Nesse caso, se baseiam no final do Número de Identificação Social (NIS). Ambos os benefícios são pagos no mesmo dia e no mesmo cartão.
Como o benefício é pago a cada dois meses, no mês de novembro, não teremos pagamento. Portanto, o benefício voltará apenas no próximo mês, em dezembro.
Você pode consultar a situação do benefício pelo aplicativo do Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem, atendimento da Caixa e também pelo telefone 111 ou 121.
Acontece que, no próximo ano, teremos um novo governo no país e, consequentemente, teremos também mudanças muitos programas sociais, como é o caso do Vale Gás para 2023.
Entenda agora quais mudança aconteceram ou ainda poderão acontecer com o benefício do Vale Gás:
Entenda o que vai acontecer com o Vale-gás em 2023
Segundo a maioria dos especialistas, a cobertura de 100% do valor do preço do gás de cozinha ficará apenas até o mês de dezembro.
A partir de fevereiro, o previsto é que a cobertura volte apenas a 50% do valor, como já estava acontecendo antes.
O governo eleito já está com problemas para aprovar as promessas feitas na campanha, ou seja, é muito pouco provável que o benefício continue com a cobertura de 100% do valor.
A ANP também já afirmou que, levando em conta os valores atuais, o vale-gás deverá ser de R$55,00 em fevereiro de 2023.
Aliás, vale ressaltar também que, neste ano, o número de famílias beneficiadas está bem abaixo da quantidade de famílias que recebem o Auxílio Brasil, por exemplo.
Calendário do programa: entenda quais serão as datas para o pagamento do benefício
No mês de dezembro, o pagamento do benefício acontecerá em apenas 2 semanas, ou seja, diferente dos outros meses onde o pagamento acontecia em 3 semanas.
Acontece que, como já dissemos, os pagamentos do benefício se baseiam no final do Número de Identificação Social (NIS).
Sendo assim, o benefício cairá nos respectivos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de dezembro, para todos aqueles que têm NIS terminado em 1, 2, 3, 4 e 5.
Já os beneficiários que têm o número do NIS terminado em 6, 7, 8, 9 e 0, receberão o dinheiro nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de dezembro.
Mas lembre-se que, para receber o valor do vale-gás, basta entrar no aplicativo do Auxílio Brasil e ver os valores.