O vale-gás nacional deverá ser pago a cerca de 5,9 milhões de pessoas em outubro. Pelo menos essa foi a informação confirmada pelo Ministério da Cidadania nesta quarta-feira (5).
Isso quer dizer que o governo federal incluiu mais de 200 mil famílias na folha de pagamento do vale-gás. Aliás, apesar de ser um valor expressivo, é bem menor que o número de novos usuários de agosto, quando mais de 600 mil passaram a receber o benefício.
Em setembro, o governo federal não realizou repasses, pois o programa é pago bimestralmente, ou seja, a cada dois meses. Assim, agora, em outubro, haverá mais uma rodada de pagamentos de R$ 112 aos usuários do vale-gás.
Entenda o processo de inclusão de novos usuários
Em resumo, não há um processo de inscrição direta para o vale-gás nacional. O governo inclui novos usuários de acordo com dados atualizados do CadÚnico. Por isso que é muito importante manter os dados atualizados e o cadastro ativo.
Além disso, o governo também insere usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A saber, estes são os grupos que têm mais chance de serem aprovados no vale-gás.
De acordo com o governo federal, não há orçamento para conceder o benefício a todos os que se enquadram nas regras do programa. Por isso, há algumas características que aumentam as chances da aprovação do benefício.
Inclusive, o governo continua analisando os dados dos usuários que já recebem o vale-gás. Em suma, a ação visa retirar da folha de pagamento as pessoas que não se enquadram mais às regras do programa. Por isso, todos devem ficar atentos e atualizar sempre os seus dados para não terem o benefício cortado.
13º Salário do Auxílio Brasil? Governo Bolsonaro pode anunciá-lo
Veja o calendário de pagamento do vale-gás em outubro
Com a antecipação do calendário de pagamento, os repasses do vale-gás terão início uma semana antes do previsto. Veja abaixo as novas datas dos repasses:
- 11 de outubro: beneficiários com o NIS de final 1;
- 13 de outubro: beneficiários com o NIS de final 2;
- 14 de outubro: beneficiários com o NIS de final 3;
- 17 de outubro: beneficiários com o NIS de final 4;
- 18 de outubro: beneficiários com o NIS de final 5;
- 19 de outubro: beneficiários com o NIS de final 6;
- 20 de outubro: beneficiários com o NIS de final 7;
- 21 de outubro: beneficiários com o NIS de final 8;
- 24 de outubro: beneficiários com o NIS de final 9;
- 25 de outubro: beneficiários com o NIS de final 0.
Em resumo, o pagamento das parcelas segue a numeração final do Número de Identificação Social (NIS). Aliás, é o NIS que permite ao governo federal identificar os cidadãos que recebem benefícios sociais no país.
Leia também: Pedidos de demissão batem recorde em TODAS as UFs em 12 meses