Vamos esclarecer logo de início! A nova rodada de pagamentos do Vale-Gás Nacional, também conhecido por Auxílio Gás para os brasileiros, não virá em setembro.
Para quem não está familiarizado, vale explicar que o governo federal repassa uma quantia para ajudar as famílias em vulnerabilidade social na compra do gás de cozinha.
Ainda mais, como o último depósito aconteceu no mês de agosto, e o pagamento do auxílio é aplicado a cada dois meses, a próxima rodada virá apenas em outubro.
Onda de calor requer cuidados especiais: Veja como manter a saúde
Vale-Gás em dobro
Em primeiro lugar, cabe esclarecer que o Vale-Gás foi instituído em 2021, e tem previsão de duração de 5 anos.
A saber, a lei determina que a cada dois meses os beneficiários devem receber o equivalente a 50% do preço médio vigente no Brasil no que diz respeito ao gás de cozinha.
No entanto, desde agosto do ano passado os beneficiários recebem o equivalente a 100% deste preço médio, graças à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Benefícios. Desde então, o benefício tem sido referenciado como “Vale-Gás em Dobro”.
Diante desse cenário, é preciso explicar que o preço médio é determinado por meio de um levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Estes dados são divulgados sempre até o décimo dia útil do mês vigente.
Além disso, no início do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma medida provisória (MP) que determina que a parcela do Bolsa Família será de R$ 600 e garante o pagamento do Vale-Gás com 100% do valor médio ao longo de 2023.
Veja também: CONFIRMADO! Bolsa Família tem 5 NOVOS PAGAMENTOS; veja quem recebe HOJE (25)
Programação da nova rodada
A saber, o cronograma do Vale-Gás é o mesmo utilizado no Programa Bolsa Família. Dessa forma, os valores são depositados pela Caixa Econômica Federal, de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
- NIS de final 1 – 18 de outubro;
- NIS de final 2 – 19 de outubro;
- NIS de final 3 – 20 de outubro;
- NIS de final 4 – 23 de outubro;
- NIS de final 5 – 24 de outubro;
- NIS de final 6 – 25 de outubro;
- NIS de final 7 – 26 de outubro;
- NIS de final 8 – 27 de outubro;
- NIS de final 9 – 30 de outubro;
- NIS de final 0 – 31 de outubro.
Por fim, é interessante mencionar o valor da última rodada para se ter uma ideia do repasse.
A saber, o pagamento do Vale-Gás de agosto ficou no valor de R$ 108. Contudo, como de costume, o repasse de outubro só deve ser anunciado oficialmente em data bem próxima ao início da execução do calendário.
Confira ainda: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana (18/09 a 23/09)