O Governo Federal instituiu o pagamento do vale gás nacional, um benefício que ajuda as famílias em vulnerabilidade social na compra do gás de cozinha. Não se trata de um vale que o cidadão consegue trocar por um botijão de gás, e sim um repasse em dinheiro, cujo valor corresponde a 50% do preço nacional do item.
A saber, em fevereiro, cerca de 5,5 milhões de pessoas receberam esse valor.
Mesmo já sendo um programa em execução, muitas pessoas ainda seguem com dúvidas a respeito de como é feito o pagamento desse subsídio.
Siga a leitura para ter detalhes sobre esse assunto.
Beneficiários do Auxílio Brasil e Vale Gás Nacional
Segundo o Ministério da Cidadania, as pessoas que estão enquadradas para recebimento do benefício que ajuda na compra do gás de cozinha também são contempladas com o Auxílio Brasil.
Como movimentar o dinheiro recebido?
O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal, conforme calendário de pagamentos do programa Auxílio Brasil, sendo possível o crédito em:
- Conta Poupança Social Digital;
- Conta Poupança CAIXA Fácil;
- Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.
Vale destacar que é possível utilizar o aplicativo Caixa Tem para movimentar o saldo do vale gás. A saber, por meio do app é possível realizar o pagamento de boletos e fazer transferências.
Se você não tem tanta familiaridade com o uso de aplicativos, pode optar por sacar o saldo do vale gás. Para tanto, basta se dirigir à uma agência da Caixa, portando um documento oficial com foto.
Repasse do Auxílio Brasil
É importante mencionar que o vale gás é pago a cada 2 meses, e o crédito é realizado junto com o Auxílio Brasil, com a diferença que esse é um benefício recebido todos os meses.
O Brasil 123 adiantou os nossos leitores, mesmo quando o vale gás ainda estava em fase final de aprovação, de que a ideia do Ministério da Cidadania seria utilizar a mesma estrutura do Auxílio Brasil para efetivar os pagamentos.
Leia ainda: Auxílio para gestantes: Veja como vai funcionar e qual o valor