Uma nova rodada de pagamentos do Vale Gás Nacional, também conhecido por Auxílio Gás para os brasileiros, foi confirmada pelo governo federal.
Então, em primeiro lugar, para quem não está familiarizado, vale explicar que o benefício repassa uma quantia para ajudar as famílias em vulnerabilidade social na compra do gás de cozinha.
Ainda mais, como o último depósito aconteceu no mês de junho, e o pagamento do auxílio é aplicado a cada dois meses, a próxima rodada será agora em agosto.
Vale Gás
Antes de tudo, cabe esclarecer que o Vale Gás foi instituído pelo governo federal em 2021, e tem previsão de duração de 5 anos.
A saber, a lei determina que a cada dois meses os beneficiários devem receber o equivalente a 50% do preço médio vigente no Brasil no que diz respeito ao gás de cozinha.
No entanto, desde agosto do ano passado os beneficiários recebem o equivalente a 100% deste preço médio, graças à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Benefícios. Desde então, o benefício tem sido referenciado como “Vale Gás em Dobro”.
Diante desse cenário, é preciso explicar que o preço médio é determinado por meio de um levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Estes dados são divulgados sempre até o décimo dia útil do mês vigente.
Além disso, no início do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma medida provisória (MP) que determina que a parcela do Bolsa Família será de R$ 600 e garante o pagamento do Vale Gás com 100% do valor médio ao longo de 2023.
Essa confirmação fez a alegria dos brasileiros, que podem contar com uma grana a mais para o benefício em questão.
Confira também: Escola em Tempo Integral: Público do Cadastro Único e Bolsa Família com PRIORIDADE
Novo calendário do benefício
O calendário do Vale Gás é o mesmo utilizado no Programa Bolsa Família. Dessa forma, os valores são depositados pela Caixa Econômica Federal, de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
- NIS de final 1 – 18 de agosto;
- NIS de final 2 – 21 de agosto;
- NIS de final 3 – 22 de agosto;
- NIS de final 4 – 23 de agosto;
- NIS de final 5 – 24 de agosto;
- NIS de final 6 – 25 de agosto;
- NIS de final 7 – 28 de agosto;
- NIS de final 8 – 29 de agosto;
- NIS de final 9 – 30 de agosto;
- NIS de final 0 – 31 de agosto.
Por fim, é interessante mencionar o valor da última rodada para se ter uma ideia do repasse.
A saber, o pagamento do Vale Gás de junho ficou no valor de R$ 109. Contudo, como de costume, o repasse de agosto só deve ser anunciado oficialmente em data bem próxima ao início da execução do calendário.
Leia ainda: Bolsa Família vai sair para NOVO GRUPO? Veja quem pode passar a receber