O mês de junho traz excelente notícia para beneficiários com direito ao Vale gás. Isso porque o Governo decidiu liberar neste mês a ajuda de custo referente ao benefício.
A saber, o Vale gás é uma ajuda de custo, oferecida pelo governo a algumas famílias em situação de vulnerabilidade.
Dessa maneira, o benefício foi criado no ano de 2022, ano em que o aumento do botijão teve uma alta muito acentuada, encarecendo muito a despesa mensal do cidadão brasileiro, inviabilizando sua compra para muitos cidadãos.
Agora, o Vale gás terá novo valor, e se você quer saber como ficará essa ajuda de custo com a mudança, continue a leitura até o final.
Influência dos novos preços da Petrobras no valor do gás
As mudanças na política de preços da Petrobras incidem também nessa modalidade de benefício. Afinal, a redução nos preços resultantes dessa mudança, refletiram no valor do botijão de gás, que teve uma queda de mais de oito reais.
Assim, mesmo sabendo que cada empresa terá liberdade para determinar o valor do botijão, essa queda terá reflexos no valor vendido ao consumidor final, pois a queda no valor de compra será repassada ao valor de revenda.
Novo valor do Vale gás
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou em 16 de maio alterações na política de preços da empresa. Salientando, assim, que deixando de usar o preço internacional do barril de petróleo como principal referência, os preços dos combustíveis e também do gás de cozinha deveriam cair. Dessa forma, o valor do Vale gás também sofrerá alterações.
Isso porque essa ajuda de custo é equivalente ao valor total do botijão (100%), tendo como base a média nacional do botijão de 13 kg. Sendo esse aquele utilizado na maioria das casas.
Ademais, a Agência Nacional do Petróleo é quem calcula essa média. Então, o último repasse do Vale gás foi no mês de abril, no valor de R$ 110 para 5,6 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. Como o pagamento do benefício é feito a cada bimestre, o próximo repasse do Vale gás será em junho.
Entretanto, ainda não se sabe qual será o valor dessa ajuda de custo. Afinal, a ANP ainda não realizou o cálculo da média nacional do valor do botijão. No entanto, a informação que já se tem é que se os repasses seguirem o padrão adotado desde o início deste ano, o valor do repasse será de 100% da média nacional do botijão.
Quem pode receber o Vale gás
O repasse do valor referente ao Vale gás é cai através de depósito no Caixa Tem, geralmente nos dez últimos dias úteis do mês.
Para estar habilitado a receber o repasse referente ao vale gás e receber o botijão de 13 kg, a pessoa precisa se enquadrar nos seguintes requisitos:
- Ter inscrição no CadÚnico;
- Ter renda per capita mensal que não ultrapasse meio salário mínimo;
- Pertencer a famílias cujos responsáveis são mulheres e que tenham crianças;
- Ser beneficiários do Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Gostou das novidades em relação ao Vale gás? Deixe sua opinião nos comentários e volte sempre aqui para mais atualizações.