O Vale Gás nacional, benefício instituído pelo Governo Federal, de acordo com a lei, repassa um valor que corresponde a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha. No entanto, por um período, esse crédito será maior. Assim, Vale Gás em dobro virou uma realidade.
Tal medida foi viabilizada com a aprovação da chamada PEC dos Benefícios, que garante uma cota extra de 50% no repasse, ou seja, chega à 100% do preço médio no país.
Vale Gás em dobro
A notícia é animadora para muitos brasileiros, mas é preciso ressaltar que esse acréscimo no Vale Gás será pago apenas até dezembro de 2022.
A saber, essa data limite está descrita na própria PEC, que aciona o dispositivo de estado de emergência no país apenas até o último mês deste ano.
Então, por ser um benefício pago a cada dois meses, são 3 parcelas com o novo valor: em agosto, outubro e dezembro.
Novos beneficiários
Em agosto, a rodada anterior, o total de famílias contempladas chegou a 5,65 milhões, e agora, para o mês de outubro, temos uma ampliação.
De acordo com o Ministério da Cidadania, a folha de pagamentos totaliza 5,9 milhões de beneficiários, ou seja, mais de 200 mil novas famílias com a garantia do pagamento.
Leia também: Consulte o CALENDÁRIO ANTECIPADO do Auxílio Brasil
Como consultar o Vale Gás?
É possível consultar a situação do Vale Gás pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem e Atendimento CAIXA pelo telefone 111.
Como é realizado o pagamento do Vale Gás em dobro?
Por fim, cabe mencionar que o pagamento do Vale Gás é realizado a cada 2 meses pela Caixa Econômica Federal, com o mesmo calendário de pagamentos do Programa Auxílio Brasil.
Assim, o benefício será pago da mesma forma que o programa de transferência de renda, sendo possível o crédito em:
- Conta Poupança Social Digital;
- Conta Poupança CAIXA Fácil; ou
- Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.
Veja ainda: Consignado do Auxílio Brasil: CAIXA quer juros abaixo de 3,5% e anuncia data da contratação