Neste mês de abril temos uma nova rodada do Vale Gás. Com isso, a Caixa Econômica Federal realiza o crédito, escalonado pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Para quem não está familiarizado, o calendário utilizado é o mesmo do Programa Bolsa Família.
Vale Gás em dobro
Nessa rodada, a segunda do ano, um total de 5,69 milhões de famílias recebem o valor de R$ 110, correspondente ao preço médio nacional do gás de cozinha de 13kg. Dessa forma, o investimento do governo federal fica no patamar de R$ 626,2 milhões.
A saber, originalmente, a lei que instituiu o Vale Gás, determina um crédito que corresponda a 50% do preço médio do gás de cozinha no país.
Contudo, com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg, como já vinha sendo aplicado em 2022.
Além disso, cabe mencionar que a lei determina a duração do benefício por 5 anos, ou seja, até 2026.
Periodicidade do Vale Gás
Se você está estranhando por não ter havido um pagamento deste benefício em março, saiba que isso já estava previsto. Afinal, a lei determina o repasse a cada 2 meses.
Desse modo, como o crédito anterior do Vale Gás foi realizado em fevereiro, a nova rodada veio apenas neste mês.
Leia ainda: URGENTE: Governo quer TIRAR mais pessoas do BOLSA FAMÍLIA
Quem tem direito ao benefício?
As regras que determinam quem vai receber o Vale Gás 2023 permanecem as mesmas de 2022. Sendo assim, serão contempladas:
- Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
- Famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.
Confira também: MARTELO BATIDO, Minha Casa Minha Vida tem NOVOS VALORES de subsídio
Calendário do Vale Gás
Por fim, cabe ressaltar que os depósitos serão feitos na conta da Caixa Econômica Federal do titular da conta, com a seguinte programação:
- NIS de final 1 – 14 de abril;
- NIS de final 2 – 17 de abril;
- NIS de final 3 – 18 de abril;
- NIS de final 4 – 19 de abril;
- NIS de final 5 – 20 de abril;
- NIS de final 6 – 24 de abril;
- NIS de final 7 – 25 de abril;
- NIS de final 8 – 26 de abril;
- NIS de final 9 – 27 de abril;
- NIS de final 0 – 28 de abril.
Veja ainda: Notícia IMPORTANTÍSSIMA para os inscritos no CADASTRO ÚNICO acaba de sair