Neste mês de abril temos uma nova rodada do Vale Gás. Assim, a Caixa Econômica Federal realiza o crédito, escalonado pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Para quem não está familiarizado, o calendário utilizado é o mesmo do Programa Bolsa Família.
Vale Gás em dobro
Nessa rodada, a segunda do ano, um total de 5,69 milhões de famílias recebem o valor de R$ 110, correspondente ao preço médio nacional do gás de cozinha de 13kg. Dessa forma, o investimento do governo federal fica no patamar de R$ 626,2 milhões.
A saber, originalmente, a lei que instituiu o Vale Gás, determina um crédito que corresponda a 50% do preço médio do gás de cozinha no país.
No entanto, com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg, como já vinha sendo aplicado em 2022.
Ainda mais, cabe mencionar que a lei determina a duração do benefício até 2026.
Periodicidade do Vale Gás
Se você está estranhando por não ter havido um pagamento deste benefício em março, saiba que isso já estava previsto. Afinal, a lei determina o repasse a cada 2 meses.
Então, como o crédito anterior do Vale Gás foi realizado em fevereiro, a nova rodada veio apenas neste mês.
Leia também: Novo Bolsa Família: Governo divulga Estados com MAIS BENEFICIÁRIOS do que EMPREGADOS
Quem tem direito ao benefício?
As regras que determinam quem vai receber o Vale Gás 2023 permanecem as mesmas de 2022. Sendo assim, serão contempladas:
- Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
- Famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.
Veja ainda: BRASILEIROS COM DÍVIDAS: Febraban emite nota sobre o NOVO programa do governo
Calendário do Vale Gás
Por fim, cabe ressaltar que os depósitos serão feitos na conta da Caixa Econômica Federal do titular da conta, com a seguinte programação:
- NIS de final 1 – 14 de abril;
- NIS de final 2 – 17 de abril;
- NIS de final 3 – 18 de abril;
- NIS de final 4 – 19 de abril;
- NIS de final 5 – 20 de abril;
- NIS de final 6 – 24 de abril;
- NIS de final 7 – 25 de abril;
- NIS de final 8 – 26 de abril;
- NIS de final 9 – 27 de abril;
- NIS de final 0 – 28 de abril.
Confira ainda: NÃO PERCA esse AVISO IMPORTANTE para os inscritos no CADASTRO ÚNICO