Diante de tantas informações veiculadas diariamente, alguns dos nossos leitores ainda seguem com dúvidas se o vale gás do governo é verdade. Por esse motivo, decidimos elaborar este artigo para que você tenha todos os detalhes sobre o programa Auxílio Gás para os brasileiros.
Boa leitura!
Vale gás do governo é verdade?
Sim! Trata-se de um benefício que repassa um valor para ajudar na compra do gás de cozinha, voltado às famílias em vulnerabilidade social.
Vale destacar que o repasse não representa a totalidade do valor de compra do item. Isso porque de acordo com a Lei nº 14.237, de novembro de 2021, e Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, ficou estabelecido o repasse de um valor que corresponde a 50% da média do preço do gás de cozinha, isto é, do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).
Ainda mais, ficou estabelecido que o pagamento será repassado a cada dois meses, e a duração do programa será de 5 anos.
É importante saber que não existe um cadastro de inscrição. Existem sim os critérios para elegibilidade que você verá a seguir, e a seleção de beneficiários é realizada pelo governo, diante do atendimento aos requisitos e orçamento disponível.
Valor pago em fevereiro
Nesse mês, os repasses estão sendo realizados para cerca de 5,6 milhões de famílias, sendo que cada uma recebe o valor de R$ 50, escalonadas de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) das pessoas cadastradas.
A saber, a Caixa Econômica Federal conclui com o calendário dos repasses do auxílio gás nesta sexta-feira (25).
- NIS de final 1 – 14 de fevereiro;
- NIS de final 2 – 15 de fevereiro;
- NIS de final 3 – 16 de fevereiro;
- NIS de final 4 – 17 de fevereiro;
- NIS de final 5 – 18 de fevereiro;
- NIS de final 6 – 21 de fevereiro;
- NIS de final 7 – 22 de fevereiro;
- NIS de final 8 – 23 de fevereiro;
- NIS de final 9 – 24 de fevereiro;
- NIS de final 0 – 25 de fevereiro.
Quem tem direito ao Vale Gás?
Os requisitos para participação no programa são: famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Cabe ainda explicar que, excepcionalmente nos primeiros 90 dias, terão prioridade de pagamento do benefício, nessa ordem: beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.
Por fim, cabe destacar que o governo afirma não ter orçamento para atender todos os que estão no Auxílio Brasil atualmente.
Confira também: CAIXA finaliza pagamento do Auxílio Brasil de fevereiro; veja quem recebe