Com a aproximação da data do pagamento do Bolsa Família deste mês, muitos brasileiros podem se perguntar se o valor do vale gás de setembro terá atualização. No entanto, é importante lembrar às famílias que, diferente do Bolsa Família, que tem seu pagamento mensalmente, o pagamento do vale gás ocorre bimestralmente. E uma vez que o último ocorreu no mês de agosto, a previsão para o próximo pagamento é somente no mês de outubro.
Você quer ficar por dentro de todas as informações sobre o auxílio gás? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele trará os valores, bem como, os requisitos para ter acesso a este programa do governo.
O valor do vale gás de setembro terá atualização?
O vale gás é um recurso do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Este benefício tem por objetivo auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social.
Todavia, o vale gás, diferente do programa Bolsa Família, tem seu pagamento de maneira bimestral. Sendo assim, como no mês de agosto ocorreu o pagamento deste benefício, ele não deverá ter seu pagamento no mês de setembro.
O valor do benefício tem o cálculo de seu valor a partir da média brasileira do preço do botijão de gás de 13kg. Esta pesquisa é feita pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A saber, no mês de agosto, o valor que o governo pagou às famílias foi de 108 reais.
Haverá pagamento do vale gás de setembro?
Como citamos anteriormente, por ser um benefício bimestral, não haverá pagamento do vale gás de setembro. O benefício normalmente tem seu pagamento junto com o programa Bolsa Família. Contudo, o do vale gás ocorre a cada dois meses. Portanto, o próximo pagamento deste auxílio ocorrerá nos dez últimos dias úteis do mês de outubro. Como de costume, o governo pagará de acordo com o final do Número de Identificação Social, o NIS.
Sendo assim, terá início no dia 18 de outubro com pagamento para as famílias que possuem o NIS com final 1 e seguirá em ordem crescente até o dia 30 de outubro com o pagamento para as famílias que possuem o NIS com final 9. Por fim, o governo pagará, dia 31, às famílias que possuem Número de Identificação Social terminado em 0.
Quem pode ter acesso ao auxílio gás?
Para ter acesso ao auxílio gás é necessário que as famílias brasileiras cumpram alguns requisitos. Por exemplo, é necessário ter a inscrição no Cadastro Único com a última atualização dentro de dois anos. Ou então, é preciso que a família participe do programa Bolsa Família ou possua algum membro que seja beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Assim como, possui como critérios as famílias com menores rendas por pessoa ou com o maior número de integrantes.
Vale ressaltar que o programa do governo dá prioridade às famílias que possuam entre os seus integrantes, mulheres que sofreram violência doméstica e agora recebem o monitoramento de medida protetiva.
Você concorda com a medida do governo sobre o vale gás de setembro? Compartilhe conosco, a sua opinião, deixando um comentário abaixo.