O Vale-Gás, é mais um benefício do Governo Federal onde o principal objetivo é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. Assim, arcar com os custos do botijão de gás. Lembrando também que esse auxílio é destinado a famílias com renda familiar mensal per capita (por pessoa) menor ou igual a 1/2 salário mínimo.
Mas é importante deixar claro que para receber o Vale-Gás também é preciso que todos os membros da família estejam devidamente inscritos no Cadastro Único. Além disso, devem estar com seus dados atualizados.
No caso das famílias que possuem pelo menos uma pessoa recebendo o BPC (Benefício da Prestação Continuada), é importante saber que elas também têm direito ao benefício.
Todavia, o valor do auxílio pode variar, pois é vinculado a média do preço do botijão de 13 quilos. Em suma, quando surgiu, as famílias recebiam bimestralmente o equivalente a 50% do valor. Entretanto, desde 2022, uma Medida Provisória garantiu o valor equivalente a 100%, a cada dois meses.
Inscrição no Cadastro Único é pré-requisito
Em primeiro lugar, para ter acesso a esse e outros benefícios sociais, os cidadãos precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), como dito anteriormente. Dessa forma, para inscrever a família, um representante maior de 16 anos deve se dirigir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na cidade onde reside. Assim, passar todas as informações sobre a família, como por exemplo a renda, endereço, formas de contato e afins para abertura do cadastro.
Do mesmo modo, os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) devem sempre manter suas informações atualizadas. Isso, pois em suma, é a falta de atualização que pode ocasionar o bloqueio do benefício. No mais, é fundamental atualizar seus dados pelo aplicativo, disponível no Google Play, para Android, e na App Store para iOS.
Confira o calendário de abril do Vale-Gás
Antes de mais nada, a distribuição do Vale-Gás usa como métrica o mesmo esquema que o Bolsa Família. Com isso, o que manda para a ordem de pagamentos é o digito final do NIS (Número de Identificação Social), atrelado ao Cadastro Único.
Sendo assim, cada beneficiário deverá consultar a data de pagamentos através de seu número final do NIS que pode ser consultado no cartão do benefício, no Cartão Cidadão ou até mesmo, através do aplicativo Bolsa Família ou Caixa Tem.
Confira o calendário do mês de abril:
- Final do número do NIS 1 – pagamento realizado em 14 de abril;
- Final do número do NIS 2 – pagamento realizado em 17 de abril;
- Final do número do NIS 3 – pagamento realizado em 18 de abril;
- Final do número do NIS 4 – pagamento realizado em 19 de abril;
- Final do número do NIS 5 – pagamento realizado em 20 de abril;
- Final do número do NIS 6 – pagamento realizado em 24 de abril;
- Final do número do NIS 7 – pagamento realizado em 25 de abril;
- Final do número do NIS 8 – pagamento realizado em 26 de abril;
- Final do número do NIS 9 – pagamento realizado em 27 de abril;
- Final do número do NIS 0 – pagamento realizado em 28 de abril.
Quem tem direito ao benefício?
Assim como é o caso do Bolsa Família, por exemplo, para receber o Vale-Gás, é fundamental que a família esteja inscrita no Cadastro Único como já mencionado acima. Afinal de contas, é através dessa inscrição que o governo verifica a necessidade da família.
Contudo, além disso, também deve ter a renda mensal máxima de meio salário mínimo por pessoa e assim, é possível fazer o pré-cadastro para recebimento do benefício pelo próprio aplicativo do CadÚnico.
Leia agora: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana