O Vale Gás criado em 2021, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, visava auxiliar uma parcela da população que estava em estado de vulnerabilidade social por causa da pandemia e do desemprego. Assim como o Bolsa Família, ele busca atender essa parcela da sociedade que não consegue se manter devido às dificuldades financeiras.
Mas, para quem está se perguntando se ele continuará ou não sendo pago, temos uma boa notícia, ele continuará até o final de 2023, com melhoria no valor. Na gestão anterior, o valor era somente de 50% do preço médio do botijão. No entanto, o presidente Lula assinou uma medida provisória onde será pago 100% do custo médio do produto.
Sendo assim, os beneficiários desse auxílio já receberão o valor reajustado em fevereiro deste ano. Isso porque o benefício é pago a cada dois meses. O último valor pago foi em dezembro do ano passado, R$ 112 reais a um total de 5,5 milhões de famílias brasileiras.
Os critérios para o recebimento do Vale Gás continuam iguais?
Essa é uma dúvida de muitas pessoas que recebem essa ajuda do governo. No entanto, até o momento o Ministério do Desenvolvimento Social não informou se haverá mudança nas regras do programa. O que deve acontecer, visto que o Governo Federal já informou que o Bolsa Família terá novas regras a partir de fevereiro. Confira quais eram os últimos requisitos para receber este auxílio:
- Os dados precisam estar atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses;
- As informações não podem apresentar divergências em órgãos do Governo Federal;
- A renda familiar deve ser menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
- Família com integrantes familiares que possuem Benefício de Prestação Continuada também recebem.
Assim como outros benefícios do Governo Federal, para sacar o Vale Gás, o beneficiário pode fazer através dos mesmos cartões e as senhas do Auxílio Brasil, agora Bolsa Família. Além disso, pelo aplicativo Caixa Tem também possível fazer a movimentação desses valores.
Vale ressaltar que o valor pago nesses benefícios devem ser usados em até 120 dias.
Leia mais:
Beneficiários de NIS final 04 começam a receber o Bolsa Família hoje (21)