Uma nova rodada de pagamentos do Vale Gás está confirmada para ter início dentro de poucos dias!
Aliás, cabe mencionar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou o decreto que garante o pagamento de adicional de 50% no benefício até o fim deste ano. Assim, em outras palavras, o Vale Gás em dobro está mantido em 2023.
A saber, o adicional foi incluído na Medida Provisória que retomou o programa Bolsa Família, aprovada recentemente no Senado.
Para consultar o seu benefício de forma rápida, você pode utilizar o aplicativo do Bolsa Família. Além disso, também está liberada a consulta através do aplicativo Caixa Tem ou ligando para o Atendimento da Caixa, pelo telefone 111. Para tanto, será necessário informar o número do seu CPF ou Número de Identificação Social (NIS).
Vale Gás
Em primeiro lugar, vale explicar que a lei que instituiu o Vale Gás determina que o pagamento aconteça a cada 2 meses, com um repasse em dinheiro que corresponda a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha.
No entanto, no período de agosto a dezembro de 2022, durante a gestão anterior, o Vale Gás recebeu um adicional de 50%, ou seja, passou a refletir o valor cheio, em média, do gás de cozinha. Inclusive, foi por isso que começou o uso do termo Vale Gás em dobro.
Então, em janeiro deste ano, o novo governo seguiu com o valor extra por meio da edição de uma medida provisória, que entrou em vigor imediatamente.
Contudo, para que o adicional pudesse seguir ao longo de 2023, essa medida precisaria ser aprovada na Câmara e Senado dentro de 120 dias para não perder a validade. Como isso não ocorreu, o adicional para o Vale Gás foi incorporado na MP do Bolsa Família.
Dessa forma, a medida garante o pagamento em dobro do benefício. E ao que tudo indica, para a rodada de junho, o repasse do Vale Gás será de R$ 109.
Leia também: Beneficiários do Bolsa Família recebem remédios GRATUITOS do Farmácia Popular; saiba como
Calendário de junho
Por fim, cabe explicar que o Vale Gás utiliza o mesmo calendário do Programa Bolsa Família, e os depósitos ficam sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
Confira o escalonamento entre os beneficiários de acordo com o dígito final do NIS:
- NIS de final 1 – 19 de junho;
- NIS de final 2 – 20 de junho;
- NIS de final 3 – 21 de junho;
- NIS de final 4 – 22 de junho;
- NIS de final 5 – 23 de junho;
- NIS de final 6 – 26 de junho;
- NIS de final 7 – 27 de junho;
- NIS de final 8 – 28 de junho;
- NIS de final 9 – 29 de junho;
- NIS de final 0 – 30 de junho.
Veja ainda: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana